Testes em humanos com a Butanvac, IFA para vacina de Oxford e mais de 2 de julho

Confira o '5 Fatos Manhã', com as principais notícias do dia

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O início dos testes clínicos em humanos da Butanvac e a garantia da entrega de matéria-prima para 70 milhões de vacinas de Oxford são os destaques do 5 Fatos Manhã desta sexta-feira, 2 de julho de 2021.

AstraZeneca

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) garantiu a entrega de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para produção de mais 70 milhões de doses da vacina de Oxford no segundo semestre. São dois acordos, um por 50 milhões, já assinado, e outro por 20 milhões, cujo compromisso foi firmado nesta semana em reunião com a AstraZeneca. 

Butanvac

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) aprovou o início dos testes clínicos em humanos da Butanvac, vacina nacional contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan. Esta primeira etapa de testes deve durar cerca de 17 semanas e ocorrerá no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. Mais de 93 mil pessoas se inscreveram para os testes, mas serão selecionados 418 voluntários, todos acima de 18 anos. 

Cidade de SP

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que a capital paulista deve permitir a realização de festas de Réveillon e o Carnaval de 2022. Ele justificou a decisão de dar o sinal verde para que os eventos sejam planejados para ocorrer após a queda dos percentuais de internação nos leitos de UTI instalados na cidade e pelo avanço da imunização contra a Covid-19 na capital paulista, com mais de 7 milhões de doses já aplicadas.

Bolsonaro

A ministra Rosa Weber, do STF, determinou que a PGR se manifeste mais uma vez sobre o pedido para investigar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por não ter levado a denúncia de irregularidades na negociação da vacina Covaxin, o que se enquadraria no crime de prevaricação.

Debate

Três presidenciáveis se reuniram ontem em um debate para falar sobre pandemia e retomada econômica. Participaram do encontro Ciro Gomes, Eduardo Leite e Luiz Henrique Mandetta

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN