Transmissão da Covid-19 pelo ar, reabertura em SP e mais da noite de 6 de julho

5 Fatos Noite, com Daniela Lima, fala também da queda de um helicóptero no Rio de Janeiro, a falência da Avianca Brasil e mais

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A queda de um helicóptero na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, o primeiro dia de reabertura de bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias na cidade de São Paulo, a conclusão da perícia sobre o incêndio no Museu Nacional e mais da noite desta segunda-feira, 6 de julho de 2020.

Queda de helicóptero

Um helicóptero caiu hoje à tarde na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Duas pessoas estavam na aeronave e escaparam sem ferimentos. Os bombeiros foram chamados por volta das três horas da tarde. Os dois tripulantes – um instrutor e um aluno – foram socorridos por embarcações particulares. Este foi o segundo acidente com a mesma aeronave.

Reabertura

Depois de 104 dias de portas fechadas, bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias reabriram nesta segunda-feira (6) em São Paulo. A capital foi classificada na fase amarela do plano estadual de flexibilização gradual da economia, que autoriza a reabertura desses setores. O decreto publicado pela prefeitura de São Paulo estabelece que os bares e restaurantes podem funcionar seis horas por dia. O decreto do estado, que prevalece sobre o municipal, diz que o limite de horário é até as 17h.

Máscaras

O governo federal publicou nesta segunda-feira (6) uma retificação no Diário Oficial da União sobre o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos. Com as mudanças, dois dispositivos — que anteriormente apareciam como sancionados pelo presidente Jair Bolsonaro — agora foram vetados. O governo informou que Bolsonaro vetou o uso obrigatório de máscaras em prisões e estabelecimentos de medidas socioeducativas.

Sem culpados

A Polícia Federal do Rio de Janeiro concluiu o inquérito sobre o incêndio que destruiu o Museu Nacional. O laudo da perícia descartou a hipótese de uma ação criminosa. A polícia acredita que o incêndio teria começado  em um dos aparelhos de ar-condicionado do auditório, que fica próximo à entrada principal do museu, na Quinta da Boa Vista. A investigação também concluiu que não houve omissão dos gestores.

Pelo ar?

Centenas de cientistas de 32 países fizeram um alerta: o novo coronavírus pode ser transmitido pelo ar. Em uma carta, o grupo pediu à Organização Mundial da Saúde que revise as recomendações sobre como a doença passa de uma pessoa para outra.

Falência

Nas redes sociais, o destaque é a falência da Avianca Brasil.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

Mais Recentes da CNN