Trava se solta de montanha-russa em movimento no Hopi Hari

Parque confirmou que houve uma "parada técnica" no sábado (11) e que o protocolo de segurança foi iniciado; ninguém se feriu

João de Mari, da CNN, Em São Paulo
hopi hari
Sinal de "X", com os braços levantados acima da cabeça, faz parte do protocolo utilizado em todas as atrações do parque quando, por alguma razão, o visitante solicita a parada do brinquedo  • Reprodução/Redes sociais
Compartilhar matéria

Uma das travas da montanha-russa Montezum, no parque temático Hopi Hari, em Vinhedo (SP), se soltou com o brinquedo em movimento no último sábado (11). A atração teve o funcionamento suspenso. Ninguém se feriu.

Nesta segunda-feira (13), o Hopi Hari confirmou que houve uma "parada técnica por volta das 17h40" e que o protocolo de segurança foi iniciado até que "todos os visitantes fossem desembarcados e os assentos do brinquedo inspecionados".

Imagens que circulam nas redes sociais mostram que, antes da primeira "queda" da montanha-russa, um dos passageiros segura algo — que seria a trava do assento — com o brinquedo em movimento. Também é possível observar outros visitantes com os braços levantados em sinal de "X".

Segundo o Hopi Hari, o sinal de "X", com os braços levantados acima da cabeça, faz parte do protocolo utilizado em todas as atrações do parque quando, por alguma razão, o visitante solicita a parada do brinquedo.

"A despeito da parada técnica ocorrida no sábado, 11 de dezembro, na montanha-russa (Montezum), o Parque Temático Hopi Hari informa que, logo após o início do ciclo, ainda no princípio da primeira subida da atração, o visitante sinalizou a necessidade de parada, fazendo o sinal de 'X' com os braços acima da cabeça, imediatamente, a equipe responsável pela operação suspendeu o ciclo, e iniciou a análise da ocorrência", disse em nota.

Após o incidente, a atração foi fechada e só voltou a operar "normalmente", segundo o parque, no dia seguinte. Conforme a nota publicada pelo Hopi Hari, além da trava, há um cinto de segurança. Ninguém se feriu.

"Sobre a peça em questão, o Hopi Hari destaca que utiliza peças originais, segue os manuais e orientações do fabricante da atração e dividirá com ele essa ocorrência, em busca de melhorias no processo. Sendo assim, o parque reitera seu compromisso de agir com transparência e responsabilidade e levar a melhor experiência ao seu público."

/ Reprodução/Redes sociais
/ Reprodução/Redes sociais

Acidente no Hopi Hari

Não é a primeira vez que ocorre um incidente no parque temático Hopi Hari. Em 2012, uma adolescente de 14 anos morreu após ter caído do brinquedo conhecido como La Tour Eiffel.

Devido a um problema na trava, no momento em que o brinquedo que proporcionava uma queda livre aos visitantes, a menina despencou do "elevador" de quase 70 metros de altura. Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

Quase 10 anos após o acidente, a atração ainda não voltou a funcionar.

Tópicos