Tremores de terra são registrados em Caruaru, em Pernambuco

Os abalos sísmicos foram registrados por estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), operadas pelo Laboratório Sismológico (LabSis), da UFRN

Da CNN

Ouvir notícia

Pelo menos dez tremores de terra foram registrados em menos de 24 horas na região de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Os abalos sísmicos foram registrados por estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), operadas pelo Laboratório Sismológico (LabSis), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Em nota, a LabSis informou que por volta das 23h18 (hora local) da noite de terça-feira (8) foi registrado um tremor de magnitude preliminar 2. À 0h09 e às 2h10, já da madrugada desta quarta-feira (9), dois eventos ocorreram no município, ambos com magnitudes preliminares calculadas em 1.8.

Leia e assista também:

Novo tremor de magnitude 6,6 é detectado no mar próximo à costa do Ceará
Bahia registra tremores pelo terceiro dia consecutivo

Imagem mostra região atingida por abalos de terra em Pernambuco
Imagem mostra região atingida por abalos de terra em Pernambuco
Foto: Reprodução/Sismos do Nordeste

Nas redes sociais, moradores relataram terem sentidos os tremores também nas cidades de São Francisco, Nossa Senhora das Dores, Indianópolis, São João da Escócia, José Carlos de Oliveira e Maurício de Nassau, segundo a LabSis.

De acordo com pesquisadores da UFRN, essa região do Agreste de Pernambuco tem uma falha geológica da Placa Sul-Americana. Quando há uma pressão na placa tectônica, que fica mais próxima do oceano, a falha acaba sentindo a pressão, ocasionando os tremores.

O abalo sísmico foi registrado dias após a ocorrência de um tremor de magnitude 6.6 no mar próximo à costa do Ceará. O registro foi feito pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) no domingo (6). 

O epicentro do abalo, de acordo com a rede, fica a uma distância de 1.219 quilômetros a noroeste da cidade de Acaraú, no litoral do Ceará, e a 1.277 quilômetros ao norte de de Fortaleza. Os tremores foram detectados por todas as estações da rede oficial.

Há pouco mais de uma semana, uma série de tremores foi registrada na Bahia e fez tremer o solo de diversas cidades da região. Os abalos de origem tiveram magnitudes registradas entre 2.0 e 4.6.

(Edição: Leonardo Lellis)

Mais Recentes da CNN