Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    USP aparece como melhor universidade da América Latina em ranking global

    Universidade está no grupo de 201-250 melhores do mundo e se iguala a instituições famosas

    Praça do Relógio e Reitoria da Universidade de São Paulo (USP).
    Praça do Relógio e Reitoria da Universidade de São Paulo (USP). Cecília Bastos/USP Imagem

    Beatriz Gabrieleda CNN*

    em São Paulo

    A Universidade de São Paulo (USP) foi tida como a melhor universidade latino-americana no ranking World University Rankings, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE).

    A lista contempla com outras instituições brasileiras, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que é a segunda da América Latina mais bem posicionada na lista.

    Além destas, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), também estão no ranking. Ao todo, 62 instituições brasileiras foram classificadas.

    Além das universidades brasileiras, as instituições mais famosas do mundo estão no topo da lista. As quatro melhores universidades, são a Universidade de Oxford (Reino Unido), Harvard (Estados Unidos), Cambridge (Reino Unido) e Stanford (Estados Unidos).

    No ranking, entre as 20 melhores, 12 estão localizadas nos Estados Unidos, três no Reino Unido, duas na China, uma no Canadá e uma em Singapura.

    Outra universidade das Américas que está no ranking e aparece em segundo lugar como país latino-americano depois do Brasil é a Pontifícia Universidade Católica do Chile. Ainda nas Américas, a Universidade das Índias Ocidentais, em Kingston, na Jamaica.

    O Ranking Mundial de Universidades de 2023, inclui 1.799 universidades, em 104 países. A tabela se baseia em 13 indicadores de desempenho que medem quatro áreas: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais.

     

    *Sob supervisão de Giulia Alecrim