Vacinação contra Covid-19 pelo Brasil e mais notícias de 18 de janeiro

Assista ao 5 Fatos Noite apresentado pela âncora da CNN Carol Nogueira

da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O início da vacinação contra a Covid-19 no país e mais um pedido de uso emergencial da Coronavac à Anvisa estão entre os destaques do 5 Fatos da noite desta segunda-feira, 18 de janeiro de 2021.

Vacinação no Brasil

Começou a vacinação contra a Covid-19 em todo o Brasil. Quase 6 milhões de doses da Coronavac foram distribuídas para os estados começarem suas campanhas. Nessa primeira fase, serão imunizados trabalhadores da saúde, idosos, indígenas e ribeirinhos.

Coronavac

O Instituto Butantan enviou à Anvisa um novo pedido de uso emergencial de doses da Coronavac envasadas no instituto. As doses que começaram a ser distribuídas no Brasil foram importadas da China. Em nota, a Anvisa disse que o pedido está em análise para checagem da documentação.

Declaração de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse que a Coronavac é do Brasil, não é de nenhum governador. Ele falou ainda que, se houver disponibilidade de imunizantes no mercado, o governo vai comprar.  As declarações foram dadas durante conversa com apoiadores. 

Vacina de Oxford

A Fiocruz prevê começar a produção local de matéria-prima para vacinas em abril. A transferência de tecnologia faz parte do acordo firmado com o laboratório Astrazeneca, que desenvolve o imunizante em parceria com a Universidade de Oxford.

Cronograma da imunização

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e a Advocacia-Geral da União (AGU) a informarem mensalmente o cronograma da imunização contra a Covid-19. A decisão vem depois que o governo decidiu antecipar a vacinação para esta segunda.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

 

Tópicos

Mais Recentes da CNN