Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vacinação contra dengue será ampliada com doses perto da data de vencimento

    Faixa etária passará de 10 a 14 anos para 6 a 16 anos em municípios que ainda tiverem com um alto número de imunizantes a vencer em 30 de abril

    Vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda, contra dengue
    Vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda, contra dengue Reprodução

    Felipe SouzaMaria Clara Alcântarada CNN*

    Em São Paulo

    O Ministério da Saúde anunciou nesta semana a ampliação do público-alvo da vacinação contra a dengue com doses de imunizantes que estão próximas à data de vencimento.

    A faixa etária passará de 10 a 14 anos para 6 a 16 anos em municípios que ainda tiverem com um alto número de doses a vencer em 30 de abril. Esses imunizantes fazem parte do quantitativo doados ao Brasil em fevereiro.

    Segundo o Ministério da Saúde, os municípios que permanecerem com baixa adesão poderão ampliar para o público especificado na bula da vacina da dengue, que vai dos 4 aos 59 anos. Essa medida deverá ser adotada em caso de necessidade, para que não haja desperdício das doses.

    O público que receber os imunizantes terá a segunda dose garantida.

    Anteriormente, o Ministério da Saúde já havia orientado aos estados que as doses próximas ao vencimento fossem redistribuídas internamente para outros municípios.

    Vacinas no Brasil

    A terceira remessa da vacina da dengue atendeu 686 municípios do país e, no total, 930 mil doses foram distribuídas.

    A pasta diz já ter adquirido todo o estoque disponível de vacinas contra a dengue para 2024 e 2025. A previsão é que até o fim do ano, o Brasil receberá 5,2 milhões de doses, além da doação de 1,3 milhão de unidades.

    Ao todo, 3,2 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal com duas doses.