Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Veja a lista de parques que reabrem em São Paulo a partir desta segunda (13)

    Prefeitura da capital anunciou a liberação para que 70 dos mais de 100 parques municipais voltem a receber o público. O governo reabrirá outros nove espaços

    Diego Freire,

    da CNN, em São Paulo

    Parques e áreas de preservação começam a reabrir na cidade de São Paulo a partir desta segunda-feira (13). Na última semana, a prefeitura da capital anunciou a liberação para que 70 dos mais de 100 parques municipais voltassem a receber o público. O governo também liberou a reabertura gradual de nove dos 16 parques estaduais. 

    Leia também:
    Academias e parques começam a reabrir em São Paulo

    Entenda as novas regras para frequentar academias em SP

    Todas os espaços serão abertos com capacidade limitada e horário reduzido. Com exceção dos parques estaduais Zoológico, Zoo Safari e Jardim Botânico, todas as áreas terão acesso limitado aos dias de semana e ficarão fechadas em sábados, domingos e feriados. 

    No caso de parques naturais e áreas de preservação, o acesso pode ser reduzido a dias específicos e exigir agendamento prévio.

    Parques municipais

    Na última quinta, a prefeitura de São Paulo anunciou que 70 dos mais de 100 parques municipais da capital paulista estarão autorizados a abrir as portas a partir desta segunda-feira (13), das 10h às 16h e apenas de segunda sexta. O Parque do Carmo, na zona leste, e o Ibirapuera, na zona sul, terão horário estendido, das 6h às 16h. Para todos, a abertura aos finais de semana segue vetada.

    Cinco parques naturais terão abertura limitada a dias específicos, das 10h às 16h: Natural Jaceguava (segunda-feira);  Natural Itaim (terça-feira);  Natural Fazenda do Carmo (terça-feira);  Natural Varginha (quarta-feira) e Natural Bororé (quinta-feira).

    Os locais terão um limite de 40% da capacidade total, com controle de entrada e uso de máscara obrigatório. As atividades conjuntas serão proibidas e bebedouros, parquinhos e espaços para esportes coletivos continuam interditados. Monitores e agentes de segurança dos parques do estado de São Paulo irão orientar e impedir que visitantes se aglomerem.

    Ibirapuera
    Parque do Ibirapuera é reaberto após quarentena (13.ju.2020)
    Foto: Ricardo Abreu

    Parques estaduais

    Na sexta-feira, o governador João Doria anunciou também a reabertura de nove dos 16 parques estaduais da cidade, também de segunda a sexta, das 10h às 16h.

    O mesmo horário será seguido pelos parques estaduais naturais Jaraguá e Cantareira (Núcleo Pedra Grande), cujas visitas deverão ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas por meio do Site da Fundação Florestal, órgão responsável pelas duas Unidades de Conservação, e obedecer o limite de 30% da capacidade. As trilhas com ocorrência de mamíferos e cachoeiras permanecerão fechadas.

    As exceções, no caso dos parques estaudias, são o Zoológico, o Zoo Safari e o Jardim Botânico, que estarão abertos de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h; sábados, domingos e feriados das 9h às 16h, com restrição de 50% dos ingressos.

    Nesta etapa, apenas a área de visitação aberta poderá ser utilizada. Os espaços fechados, tais como as exposições educativas, continuarão sem receber visitantes. Para visitação ao Zoo Safari, será permitido uso apenas de veículos particulares (o serviço de vans estará suspenso). O acesso às áreas comuns, como sanitários, lanchonetes e loja de lembranças, será permitido mediante utilização de máscara. Para o acesso de veículos, haverá desinfecção das rodas por meio de pulverizador e solução de hipoclorito de sódio na portaria.

    Ibirapuera
    Parque Ibirapuera é reaberto em SP (13.jul.2020)
    Foto: Ricardo Abreu

     

    Veja, abaixo, os parques e áreas de conservação que constam nos planos de reabertura anunciados separadamente pela prefeitura e pelo governo de São Paulo:

    Parques – Centro

    Parques – Zona Sul

    Parques – Zona Oeste

    Municipais
    1. Jardim da Luz
    2. Aclimação
    3. Buenos Aires

    Estaduais
    1. Jardim Botânico
    2. Zoológico
    3. Zoo Safari

    Municipais
    1. Ibirapuera
    2. Independência
    3. Alfredo Volpi
    4. Burle Marx
    5. Eucaliptos
    6. Parelheiros
    7. São José
    8. M’Boi Mirim
    9. Barragem de Guarapiranga
    10. Ribeirão Caulim
    11. Ribeirão Cocaia
    12. Cantinho do Céu
    13. Sete Campos
    14. Jardim Prainha
    15. Feitiço da Vila
    16. Chácara do Jockey
    17. Jaceguava (só às segundas)
    18. Itaim (só às terças)
    19. Varginha (só às quartas)
    20. Bororé (só às quintas)

    Estaduais
    1. Água Branca
    2. Villa-Lobos
    3. Candido Portinari

    Municipais
    1. Vila dos Remédios
    2. São Domingos
    3. Raposo Tavares
    4. Povo – Mario Pimenta Camargo
    5. Sapé
    6. Juliana de Carvalho Torres – Cohab Raposo Tavares
    7. Jardim das Perdizes

    Parques – Zona Leste

    Estaduais
    1. Parque Ecológico do Tietê

    Municipais
    1. Carmo
    2. Piqueri
    3. Raul Seixas
    4. Santa Amélia
    5. Chácara das Flores
    6. Tiquatira – Eng. Werner Zulauf
    7. Ipiranguinha
    8. Vila Prudente – Ecológico Prof. Lydia Natalízio Diogo
    9. Rapadura
    10. Itaim
    11. Água Vermelha
    12. Aricanduva
    13. Vila do Rodeio
    14. Consciência Negra
    15. Jardim Sapopemba
    16. Zilda Arns
    17. Lajeado – Izaura Pereira Franzolin
    18. Ciência
    19. Mongaguá
    20. Rio Verde
    21. Guabirobeira – Mombaça
    22. Jardim da Conquista
    23. Ribeirão Oratório
    24. Sapopemba (Aterro)
    25. Parque Nair Bello (será entregue nos próximos dias)
    26. Fazenda do Carmo (só às terças)

    Parques – Zona Norte

    Estaduais
    1. Agendamento Fundação Florestal – Cantareira (Núcleo Pedra grande)* 
    2. Agendamento Fundação Florestal – Jaraguá*

    * Agendamentos liberados a partir de 11/07, por meio do site oficial

    Municipais
    1. Anhanguera
    2. Lions Clube Tucuruvi
    3. Trote
    4. Fogo
    5. Sena
    6. Ten. Brig. Faria Lima
    7. Canivete

    Parques – Grande São Paulo

    Áreas de preservação

    Municipais
    1. Cemucam (Cotia) – o parque fica localizado em cidade viziha, mas sua gestão é de responsabilidade da prefeitura de São Paulo.

    Também serão reabertas seis áreas de preservação municipais a partir desta segunda-feira (10). O acesso a essas unidades é concedido apenas para fins de pesquisa, mediante agendamento.

    Municipais
    1. Parque Natural Municipal Cratera de Colônia
    2. Reserva do Morumbi
    3. Quississana
    4. Ecológico de Campo Cerrado Alfred Ústeri
    5. Savoy City
    6. Altos da Baronesa

    Parques municipais que permanecerão fechados

    Trianon, Guarapiranga, Previdência, Nabuco, Lina e Paulo Raia, Rodrigo de Gásperi, Vila Guilherme, Luiz Carlos Prestes, Severo Gomes, Chico Mendes, Jardim Felicidade, Santo Dias, Cidade de Toronto, Ermelino Matarazzo, Colinas de São Francisco, Jacintho Alberto, Cordeiro Martin Luther King, Castelo, Nove de Julho, Shangrilá, Zilda Natel, Guaratiba, Vila Sílvia, Pinheirinho D’Água, Herculano, Guanhembu, Praia de São Paulo, Casa Modernista, Mário Covas, Leopoldina, Benemérito Brás, Águas, Senhor do Vale, Central do Itaim, Nebulosas, Tatuapé, Chuvisco e Nascentes do Ribeirão Colônia.

    Parques temáticos

    Haverá limitações previstas no Plano São Paulo: ocupação máxima de 60%, público em pé com distanciamento social (haverá marcações para delimitar a distância mínima) e uso de máscaras em todos os ambientes. Também será necessário haver venda de ingressos ou inscrições online, com marcação de assentos e horários pré-agendados, e controle de acesso para garantir a lotação autorizada. Os parques deverão adotar protocolos específicos para o setor e para brinquedos que geram aglomeração.

    Erramos: esta notícia informava, erroneamente, que os parques Ibirapuera e do Carmo abririam das 10h às 16h. A informação foi corrigida.

    Mais Recentes da CNN

    Mais Recentes da CNN