Veja o que fazer em caso de voos atrasados ou cancelados durante alta temporada

Aumento de fluxo de viagens pode gerar conflitos em aeroportos; Anac estabelece quais são os direitos garantidos aos passageiros

Thiago Félix, da CNN, São Paulo
Festas de fim de ano causam aumento intenso no fluxo dos voos
Festas de fim de ano causam aumento intenso no fluxo dos voos  • Reprodução
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A movimentação nos aeroportos do Brasil aumenta durante as festas de fim de ano, e o fluxo intenso de voos pode causar atrasos e cancelamentos. Com isso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabelece quais são os direitos garantidos por lei aos passageiros que enfrentam dificuldades

Atrasos

Em caso de atraso, a companhia aérea deve oferecer assistência, que varia de acordo com o tempo de espera. Após uma hora, a empresa deve prover acesso à comunicação; a partir de duas horas, alimentação. Por fim, se o atraso for superior a quatro horas, acomodação (se necessário) e transporte entre o aeroporto e o local de hospedagem. 

Cancelamentos

Se o voo for cancelado, a empresa tem o dever de oferecer reacomodação em outro voo para o mesmo destino, o mais breve possível, ou o reembolso integral da passagem, caso o passageiro não deseje mais viajar. Em alguns casos, pode ser oferecido transporte por outros meios, como ônibus ou táxi

Além disso, a companhia aérea precisa fornecer assistência material, que engloba alimentação, comunicação e acomodação, quando necessário. Em situações de perda de conexão por responsabilidade da companhia, o passageiro tem direito à reacomodação ou reembolso.

Overbooking

Nos voos com overbooking (quando a companhia aérea vende  mais bilhetes do que assentos disponíveis), a companhia aérea deve compensar o passageiro imediatamente com reacomodação, reembolso ou acomodação e alimentação. Problemas com bagagem, como extravio, danos ou violação, também demandam reclamação imediata, com o registro formal e a guarda de comprovantes.