Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Verão terá chuva abaixo da média no centro-sul do país, diz meteorologista

    Especialista do Climatempo explica como será o verão no Natal e Ano Novo

    Artur Nicocelido CNN Brasil Business

    São Paulo

    Ouvir notícia

    O verão começou nesta terça-feira (21), mas o clima não será totalmente de sol, afirma Carine Gama, meteorologista do Climatempo, em entrevista à CNN. “A época do ano será marcado pelo fenômeno La Niña, o que irá influenciar para que existam temporais de chuvas nos próximos meses”. Mesmo assim, as chuvas nas regiões centro-sul do país serão abaixo da média.

    A especialista destacou que a maior parte da estação deve ser marcada por temperaturas dentro da média, “apenas o Centro-Oeste terá uma leve elevação”.

    “A região sul deve encontrar uma temperatura mais seca ao longo do verão”, afirmou a Especialista. Na tarde de ontem (20), algumas cidades chegaram aos 39 graus.

    Gama ressalta que haverá chuva volumosa na Bahia, enquanto o litoral de Sergipe e Maranhão será uma temperatura mais amena. “Quem está no litoral baiano deve enfrentar chuvas fortes e céu volumoso entre o período da noite e madrugada”, diz a especialista.

    As temperaturas serão similares ao verão de 2020.

     

     

    Festas de fim de ano

    “Na próxima quarta-feira (22), haverá uma baixa pressão atmosférica na costa sudeste, o que dará origem a uma frente fria”, explica, Gama. “Enquanto na faixa leste do Brasil haverá fortíssimos temporais, como São Paulo e Rio de Janeiro, que terão ventanias e trovoadas”.

    Na véspera de Natal, “haverá chuva no Centro e Norte de Minas Gerais, além da Bahia, Espírito Santo e regiões no Nordeste, principalmente Goiás e Mato Grosso”, afirma a especialista. “No Rio Grande do Sul e Paraná terão temperaturas mais quentes”.

    E, no Ano Novo, por ser daqui 10 dias, Gama declara que a temperatura pode mudar conforme se aproxima do Réveillon. De todo modo, por ora, a previsão é que na Bahia existam ainda fortes temporais, enquanto na região sul do Maranhão e do Piauí terá chuvas mais amenas.

    “No Ceará e em Sergipe, as temperaturas estarão mais firmes, podendo haver forte precipitação de chuva”, afirma. E na capital paulista e na cidade carioca, na tarde do dia 31 haverá chuva, mas que não deve ser constante, “assim, não afetando as festas de virada do ano”, comenta a meteorologista.

    Mais Recentes da CNN