Vídeo: ambulante é agredido por agentes da prefeitura no Pelourinho
Administração municipal diz que afastou os funcionários e que a situação foi um "caso isolado"
Um vendedor ambulante foi agredido por agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública com socos no rosto na tarde de quinta-feira (14) no Pelourinho, ponto turístico de Salvador.
No vídeo, viralizado nas redes sociais, é possível ver o momento da agressão sofrida pelo vendedor e o começo da discussão dos oficiais.
A agressão começou quando os homens tentaram retirar as mercadorias da vítima, que relutou. Em determinado momento, um dos agentes deu socos no vendedor e segurou ele pelo pescoço enquanto uma criança, que acompanhava o vendedor, observava a situação.
No fim do vídeo, após protestos das pessoas em volta, os agentes foram embora.
Em nota, a secretaria informou que repudia todo ato de violência, especialmente envolvendo agentes públicos e classifica a ação como um caso isolado.
Segundo o órgão, os agentes de fiscalização seguem um protocolo de conduta e abordagem padrão e as cenas "não traduzem o dia a dia de boa convivência entre os agentes de fiscalização e os vendedores ambulantes licenciados".
A pasta diz que afastou os agentes envolvidos e chamaram o vendedor para prestar esclarecimentos, pois, segundo o órgão, o ambulante utilizava material em desconformidade com os padrões de segurança e colocava em risco a integridade física da população.
* Sob supervisão


