Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vídeo: influenciadora salva filho de 2 meses que estava engasgado com leite; veja

    Mulher executou uma técnica conhecida como Manobra de Heimlich para desobstruir as vias aéreas da criança

    Beatriz Alvesda CNN*

    Em São Paulo

    A influenciadora Clara Maia publicou nesta semana em suas redes sociais um vídeo do momento em que seu filho José, de quase 2 meses de idade, engasga com leite e ela o salva após realizar uma técnica conhecida como Manobra de Heimlich.

    O vídeo mostra o momento em que o marido da influenciadora, André Coelho, estava com o bebê no colo e percebe que algo estava errado. Ele, então, chama pela mulher.

    A mulher inicia o procedimento para tentar desobstruir as vias aéreas da criança. Após cerca de dois minutos, o bebê volta a respirar. Mesmo assim, o homem liga para alguém e pede socorro.

    Veja o vídeo:

    “Passamos pelo maior pesadelo hoje à tarde. José se engasgou com leite depois de uma hora da mamada, mas graças a Deus consegui ter o sangue frio pra fazer o que precisava ser feito”, relatou a influenciadora.

    “Foram 3 minutos de pânico que duraram uma eternidade, mas Deus cuidou e deu tudo certo”, acrescentou.

    A influenciadora destacou a importância da técnica de salvamento, que, na opinião dela, deveria ser ensinada nos colégios. “Deveríamos crescer sabendo. Essa manobra salva vidas! Hoje foi a do José, mas poderia ser qualquer outro bebê”, concluiu.

    O que é a Manobra de Heimlich

    Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, a manobra de Heimlich é uma espécie de compressão abdominal usada para desobstruir as vias aéreas em razão de corpos estranhos. A corporação destaca que é comum que bebês com menos de 1 ano engasguem com líquidos, principalmente o leite materno.

    Para realizar o procedimento em bebês, deve-se colocar a criança de bruços, com a cabeça baixa, e segurar a boca com a outra mão. Na sequência, deve-se dar batidas nas costas para conseguir empurrar o corpo estranho.

    Se o corpo estranho sair pela boca ou nariz, o choro é um bom sinal de recuperação.

    Se a criança continuar com dificuldades de respirar, é necessário realizar cinco compressões toráxicas. Caso ainda não haja reação, a indicação é continuar realizando as compressões, e acionar o serviço de emergência.

    O Corpo de Bombeiros adverte que essas medidas só devem ser realizadas se a criança estiver consciente. Caso não esteja, é necessário procurar ajuda médica com urgência.

    CNN Sinais Vitais

    O CNN Sinais Vitais desta semana falará sobre Engasgo. Dr. Kalil recebe a Dr.ᵃ Monica Bretas, fonoaudióloga especializada em disfagia e voz do hospital Sírio Libanês e Dr. Sérgio Timerman, Médico Cardiologista especializado em emergências do Instituto do Coração (INCOR). Neste sábado (08) às 19h30.

    (*Sob supervisão de Felipe Andrade)

    Tópicos

    Tópicos