Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vídeo: vizinhas há mais de 40 anos se reencontram após enchente no RS

    Dona Norma e Dona Anilda perderam tudo três vezes nos últimos oito meses

    Duda Cambraiada CNN

    O mesmo CEP, no mesmo terreno. Três tragédias endereçadas no centro do município de Roca Sales, no Rio Grande do Sul. Dona Norma, de 89 anos, e dona Anilda, de 81 anos, são vizinhas de porta há mais de 40 anos. Nos últimos oito meses, as duas perderam tudo três vezes.

    Com as chuvas de setembro de 2023, a casa da dona Norma deixou de existir. Dona Anilda perdeu quase tudo, só as paredes da casa continuaram em pé. Mesmo com idade avançada, as duas reconstruíram a vida, mas perderam tudo novamente dois meses depois, em novembro. A esperança ficou. Norma e Anilda reorganizaram os lares de novo.

    Agora, nas chuvas de maio, as vizinhas se viram sem nada pela terceira vez. Nenhuma das duas casas existem mais. Quem relatou à CNN essa história de amizade e luta foi a fotógrafa voluntária Daniele Capelari.

    Daniele conheceu as duas amigas em setembro, na primeira crise climática. Ela registrou todo o processo de reconstrução. A voluntária mora em Passo Fundo e viaja por três horas até chegar em Roca Sales para auxiliar as vítimas da enchente.

    O que mais surpreende a fotógrafa na história de dona Norma e dona Anilda é a disposição e força das amigas. “Dona Norma usava uma inchada para capinar o terreno para procurar as coisas dela. Hoje, ela trocou a inchada pela bengala. É quase outra a mulher. Ela decaiu muito de setembro para agora, a tristeza consumiu”.

    Anilda ainda mantém a disposição. Com mais de 80 anos, ela é cabeleireira e tinha um espaço na própria casa para atender a freguesia, como ela mesma diz. Tudo foi levado pela água. Agora, Norma e Anilda vão reconstruir a vida de novo. Dessa vez, em um novo endereço.

    Norma e Anilda passaram metade da vida juntas. Com a correria da evacuação das casas, cada uma foi se abrigar em lugares diferentes. As vizinhas ficaram mais de vinte dias sem se ver. O reencontro foi registrado por Daniele.