Visita ilustre: lobo-guará 'passeia' por quartel do Exército em Jataí, Goiás

Animal é típico do cerrado

Gabriel Passeri e Pedro Teodoro, da CNN*
Lobo guará em quartel em Jataí, Goiás
Lobo guará em quartel em Jataí, Goiás  • Foto: Reprodução (31.ago.2020)
Compartilhar matéria

Um dia antes de o Banco Central divulgar as primeiras imagens da nova cédula da família do Real, de R$ 200, um vídeo de um lobo-guará circulando tranquilamente pelo refeitório do Exército de Jataí, na região sudeste de Goiás, agitou as redes sociais.

O "passeio" do animal aconteceu na última segunda-feira (31).   

A espécie pode ser vista com frequência nos arredores do batalhão, mas foi a primeira vez que o animal de fato entrou no local, segundo informou um dos tenentes do quartel. 

"Achamos que o animal estava incomodado com o barulho causado por viaturas que controlavam um incêndio na região e buscou um local mais tranquilo. Acreditamos que essa tenha sido a razão do lobo ter entrado", contou o oficial do Exército.

Leia também:

Do beija-flor ao lobo-guará: os animais que estampam as cédulas no Brasil

Nota de R$ 200: veja memes após o lançamento da cédula

A passagem do lobo-guará nas dependências foi rápida. O animal circulou e logo voltou para a mata próxima à instalação militar.

Segundo a WWF-Brasil, que atua na conservação ambiental, os lobos-guarás (Chrysocyon brachyurus) são parentes dos lobos selvagens e dos cachorros domésticos. Trata-se de um animal típico do bioma do Cerrado e é o maior canídeo da América do Sul, podendo atingir até um metro de altura e pesar 30 quilos. Além do Brasil, pode ser encontrado em regiões de Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai.

Os animais da espécie são, geralmente, tímidos, solitários e praticamente inofensivos, preferindo manter distância de populações humanas.

(*Sob supervisão de Evelyne Lorenzetti).