Volta às aulas é importante para saúde mental das crianças, diz pediatra

Isabella Ballalai também defendeu que cada instituição possa voltar quando estiver preparada

Da CNN

Ouvir notícia

Em meio aos debate sobre reabertura das escolas, a pediatra Isabella Ballalai, presidente do departamento de imunização da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio (Soperj), afirmou à CNN, nesta quinta-feira (17), que o retorno às aulas presenciais é importante para a saúde mental das crianças.

Para ela, a volta ao presencial já não tem apenas relação com calendário escolar, mas com a saúde mental dos alunos. “Talvez do ponto de vista de currículo escolar, pode até se questionar se vale a pena ainda, mas, em relação à saúde mental e segurança dessas crianças, é muito importante que voltem às aulas”, justificou — “desde que as condições epidemiológicas sejam favoráveis”, ponderou.

Leia e assista também:

SP: Aglomeração vista no feriado pode impactar na volta às aulas, diz secretário
Aulas para crianças não voltam antes de 2 de novembro na cidade de São Paulo
Sem aulas, disparidade está aumentando de maneira muito profunda, diz Unicef

Criança em escola particular de Manaus: máscara e escudo facial se tornaram iten
Criança em escola particular de Manaus: máscara e escudo facial se tornaram itens obrigatórios (20.jul.2020)
Foto: CNN Brasil

Isabella ainda afirmou que a forma de garantir segurança para as aulas presenciais é que cada instituição volte quando estiver preparada.

“A resposta não pode ser genérica, mas a depender de cada localidade e cada escola. Entendo que a maneira ideal de voltar seria que cada escola, seja pública ou privada, não fosse obrigada a voltar ao mesmo tempo”, avaliou.

A profissional de saúde ainda disse ser contra uma decisão específica para instituições públicas ou privadas. “Temos escolas públicas que estão prontas e as privadas que podem não estar”, considerou. 

Para ela, o estado do Rio de Janeiro, que vive um impasse na Justiça sobre o tema, tem condições de retorno ao ensino presencial. “A gente percebe, principalmente na capital, que estamos com um cenário que tem a ser seguro para a volta às aulas”, concluiu.

Isabella Ballalai, presidente do departamento de imunização da Soperj
Isabella Ballalai, presidente do departamento de imunização da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio (Soperj), fala à CNN
Foto: CNN (17.set.2020)
 
 

Mais Recentes da CNN