Volta às aulas é importante para saúde mental das crianças, diz pediatra

Isabella Ballalai também defendeu que cada instituição possa voltar quando estiver preparada

Ouvir notícia

Em meio aos debate sobre reabertura das escolas, a pediatra Isabella Ballalai, presidente do departamento de imunização da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio (Soperj), afirmou à CNN, nesta quinta-feira (17), que o retorno às aulas presenciais é importante para a saúde mental das crianças.

Para ela, a volta ao presencial já não tem apenas relação com calendário escolar, mas com a saúde mental dos alunos. “Talvez do ponto de vista de currículo escolar, pode até se questionar se vale a pena ainda, mas, em relação à saúde mental e segurança dessas crianças, é muito importante que voltem às aulas”, justificou — “desde que as condições epidemiológicas sejam favoráveis”, ponderou.

Leia e assista também:

SP: Aglomeração vista no feriado pode impactar na volta às aulas, diz secretário
Aulas para crianças não voltam antes de 2 de novembro na cidade de São Paulo
Sem aulas, disparidade está aumentando de maneira muito profunda, diz Unicef

Criança em escola particular de Manaus: máscara e escudo facial se tornaram iten
Criança em escola particular de Manaus: máscara e escudo facial se tornaram itens obrigatórios (20.jul.2020)
Foto: CNN Brasil

Isabella ainda afirmou que a forma de garantir segurança para as aulas presenciais é que cada instituição volte quando estiver preparada.

“A resposta não pode ser genérica, mas a depender de cada localidade e cada escola. Entendo que a maneira ideal de voltar seria que cada escola, seja pública ou privada, não fosse obrigada a voltar ao mesmo tempo”, avaliou.

A profissional de saúde ainda disse ser contra uma decisão específica para instituições públicas ou privadas. “Temos escolas públicas que estão prontas e as privadas que podem não estar”, considerou. 

Para ela, o estado do Rio de Janeiro, que vive um impasse na Justiça sobre o tema, tem condições de retorno ao ensino presencial. “A gente percebe, principalmente na capital, que estamos com um cenário que tem a ser seguro para a volta às aulas”, concluiu.

Isabella Ballalai, presidente do departamento de imunização da Soperj
Isabella Ballalai, presidente do departamento de imunização da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio (Soperj), fala à CNN
Foto: CNN (17.set.2020)
 
 

Mais Recentes da CNN