Witzel libera reabertura do comércio em 30 cidades do RJ sem casos de COVID-19

Em caso de registro de um caso na cidade que, anteriormente, não tinha confirmação da presença do vírus, o município sai da lista

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC)
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) Foto: Adriano Machado - 08.mai.2019/ Reuters

Stéfano Salles, da CNN no Rio

Ouvir notícia

O governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), publicou nesta terça-feira (7) decreto que libera a reabertura do comércio, sem restrições, em municípios que não tenham casos registrados do novo coronavírus. A medida afeta 30 das 92 cidades do estado, que somam cerca de 600 mil habitantes — cerca de 3,5% da população fluminense, segundo a última estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os municípios listados ficam nas regiões Noroeste, Norte, Serrana e Costa Verde. São eles: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cantagalo, Carapebus, Cardoso Moreira, Carmo, Comendador Levy Gasparian, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Engenheiro Paulo de Frontin, Italva, Itaocara, Laje do Muriaé, Macuco, Miracema, Natividade, Paty do Alferes, Quissamã, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São José de Ubá, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Varre-Sai e Vassouras. 

Leia também:

Saúde volta atrás e defende flexibilizar isolamento só após reforçar atendimento

RJ deve endurecer restrições se população não respeitar quarentena, diz Witzel

Embora permita a abertura do comércio, o decreto de Witzel reforça a necessidade de a população seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) com relação a limpeza e higiene. A medida do governador não é impositiva; depende da anuência de cada prefeito. 

Em caso de registro de um caso na cidade que, anteriormente, não tinha confirmação da presença do vírus, o município sai da lista e volta às medidas restritivas de circulação.

Segundo o boletim do Ministério da Saúde divulgado hoje (7), o estado do Rio já registrou 1.688 casos do novo coronavírus, com 89 mortes.

Mais Recentes da CNN