Alerta Laranja: ventos e tempestades atingem parte do país hoje
Inmet emitiu alerta de perigo para estados do Sul e Centro-Oeste; previsão é de chuva intensa, ventos de até 100 km/h e queda de granizo

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja, classificado como de "perigo", para tempestades em uma ampla faixa das regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil, nesta terça-feira (5).
De acordo com o comunicado, os riscos potenciais incluem chuva intensa, com volumes entre 30 e 60 milímetros por hora, ou acumulados de 50 a 100 milímetros por dia. Há também previsão de ventos intensos, com rajadas que podem atingir de 60 a 100 km/h, e queda de granizo.
As condições adversas podem provocar corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. O alerta abrange áreas dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, incluindo regiões como o Oeste Catarinense, Noroeste Rio-grandense, Sudoeste Paranaense e o Pantanal Sul Mato-grossense.
O que é o alerta laranja?
Uma parte do Brasil está sob alerta laranja, que é um dos tipos de avisos emitidos por órgãos como o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e a Defesa Civil, cada um com significados diferentes.
Os comunicados do INPE/INMET são fundamentados em previsões, enquanto os alertas emitidos pela Defesa Civil levam em conta o risco real à população. Enquanto os comunicados iniciais sinalizam a possibilidade de eventos como chuvas intensas, tempestades e vendavais, os alertas indicam a iminência dessas condições, que podem resultar em danos.
De forma geral, o alerta laranja indica a necessidade de atenção para a probabilidade de ocorrências meteorológicas perigosas. Para os avisos do INPE/INMET, a cor laranja sinaliza que o evento pode ocorrer nas próximas 72 horas. Por outro lado, nos alertas da Defesa Civil, a cor laranja indica um alto risco, apontando para uma situação meteorológica perigosa.