Anel que promete medir glicose é proibido pela Anvisa

Produto promete medir os níveis de glicose, de oxigênio e atividade cardíaca através de um anel, sem a necessidade de retirar o sangue

Alan Cardoso, da CNN*, São Paulo
Segundo a Anvisa, a funcionalidade do produto não tem base científica  • Reprodução
Compartilhar matéria

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e uso de qualquer tipo de anel medidor de glicose. A determinação foi publicada nesta terça-feira (2).

O anel medidor de glicose promete medir os níveis de glicose, de oxigênio e atividade cardíaca através de um anel, sem a necessidade de retirar o sangue por picadas de agulhas. Segundo a Anvisa, a funcionalidade do produto não tem base científica.

Veja os medidores de glicose que foram proibidos:

  • Anel para Acupressão Glucomax (todos)
  • Glicomax (todos)
  • Glucomax (todos)
  • Glucomax Pro (todos)

Os produtos estão sendo comercializados em diversos sites de compras online e nas redes sociais. “Nenhum dos produtos tem eficácia comprovada e nem registro sanitário na Anvisa. Além disso, os anúncios utilizam imagens de personalidades famosas para enganar os consumidores”, afirmou a Anvisa em nota.

Veja nota da Sociedade Brasileira de Diabetes:

A Sociedade Brasileira de Diabetes alerta que qualquer dispositivo medidor de glicose necessita de validação técnica, o que não é o caso de alguns dispositivos que surgem no mercado, como relógios e, agora, o anel proibido pela Anvisa. Não é necessário agulha para medir a oxigenação e batimento cardíaco, mas, para medição da glicose, é necessário o sangue ou interstício, alerta dr. Marcio Krakauer, coordenador do Departamento de Tecnologia, Saúde Digital e Inovação da SBD.

Assim, a recomendação da SBD é para que as pessoas com diabetes evitem estes produtos e façam seus exames de forma tradicional. “Em caso de dúvidas, fale com seu médico, muitos riscos estão envolvidos quando ocorre uma discrepância na medição da glicose”, orienta dr. Marcio Krakauer.

*Sob supervisão de AR.