Embarcação mais ecológica do mundo chega ao Rio de Janeiro

Veleiro norueguês viaja por todo o mundo em expedição científica sobre o futuro dos oceanos; Rio é a única parada no Brasil

Veleiro norueguês de Expedição One Ocean é embarcação mais sustentável do mundo
Veleiro norueguês de Expedição One Ocean é embarcação mais sustentável do mundo Divulgação

Anelise Infanteda CNN

Rio de Janeiro

Ouvir notícia

A viagem ao redor do mundo atravessando 100 mil quilômetros ganhou o nome de Expedição One Ocean. A referência se mistura com o objetivo: alertar para a necessidade de salvar a biodiversidade marinha. Cientistas noruegueses criaram um projeto científico para chamar a atenção sobre o papel dos oceanos no mundo.

O Rio de Janeiro será a única parada no Brasil na viagem de um ano e meio por 36 portos. O veleiro Statsraad Lehmkuhl de 108 anos foi transformado em uma base científica. O navio oceanográfico conta com equipamentos de última geração e robôs não tripulados. A embarcação viaja sem gerar contaminação e por isso é considerada o barco mais ecológico do mundo.

Durante o trajeto o barco coleta informações sobre as águas, flora e fauna marinha através de sensores, ecossondas, hidrofones e computadores de alta tecnologia. Os dados são contrastados com informações geradas por satélites. O resultado é uma análise sobre como as ações humanas impactam nos oceanos e, consequentemente, em todo o planeta.

Um dos aspectos mais observados é o efeito nas condições climáticas. O projeto faz parte da campanha de “Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2020-2030)”, lançada pela ONU (Organização das Nações Unidas). O veleiro tem objetivo de compartilhar conhecimento sobre o papel crucial dos oceanos para um futuro sustentável em uma perspectiva global.

Os equipamentos medem níveis sensíveis de contaminação como CO² (dióxido de carbono), microplásticos, acidificação e a temperatura dos oceanos. Além da biodiversidade, o comportamento dos peixes e zooplânctons. Essa verificação impacta na pesca e em várias descobertas científicas que desenvolvem futuras fontes de nutrientes, de alimentos a linhas de medicamentos.

A expedição One Ocean fica no Brasil apenas por três dias. Na próxima quinta-feira (24), o veleiro será sede do seminário Green Technology for Sustainable Oceans (Tecnologia Verde para os Oceanos Sustentáveis), realizado pela embaixada e consulado da Noruega no Brasil, e representantes de empresas e autoridades dos dois países.

A saída do país acontece no dia 26. O fim da viagem está previsto para abril de 2023 na cidade portuária norueguesa de Berguen.

Mais Recentes da CNN