Estudo ajuda mercado a traçar perfil de consumidores brasileiros na Black Friday

Segundo a pesquisa da Navegg, mulheres demonstram ser as mais interessadas em promoções do período

Estudo foi realizado pela empresa de solução em big data Navegg no último mês
Estudo foi realizado pela empresa de solução em big data Navegg no último mês Pixabay

Cleber Souzado CNN Brasil Business

em São Paulo

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A Black Friday será na próxima sexta-feira, 26 de novembro, e os brasileiros aproveitam para buscar alternativas para economizar e antecipar as compras de Natal.

Entre os itens mais buscados, estão viagens curtas e a gastronomia. As mulheres demonstram ser as mais interessadas em promoções do período, mas, se consideradas as viagens mais longas (ainda dentro do país), itens para home office e games, os homens lideram as buscas.

Os dados fazem parte de um estudo realizado pela empresa de big data Navegg no mês de outubro. A pesquisa analisou informações anônimas de milhares de usuários na internet e traçou o perfil de consumidores para auxiliar o mercado a entender quem são e o que procuram os brasileiros nesta Black Friday.

Puxando a fila de desejos aparece a busca por compras de Natal – a maior parte mulheres (71%), que optam por cosméticos, vestuários infantil e aparelhos da Samsung. Em seguida, aparece o grupo interessado por viagens curtas – em geral, dentro do mesmo estado de residência da pessoa ou, no máximo, para um estado vizinho.

Na busca por “casa de temporada”, “passagens terrestres” e por “malas de viagem”, homens (48%) e mulheres (52%) estão equilibrados, com prevalência nas classes mais altas (62%).

Para usuários que gostam de cozinhar e que buscam utensílios para o hobby, a persona da Gastronomia representa predominantemente as mulheres (74%) de classes sociais média e baixa (53%), que buscam, principalmente, por produtos de cama, mesa e banho, móveis para a sala de jantar e produtos orgânicos. Neste grupo, a marca Tramontina se destaca entre as preferidas do público.

Elas também são maioria (70%), com maior número em classe média/baixa (53%), quando o assunto é casa e construção, e pets, com 74%, seja na procura por um animal de estimação, pet shop ou produtos para cães e gatos.

Perfil dos homens

Com base nas 12 personas desenhadas pela Navegg, os homens surgem como maioria apenas entre os gamers (60%) e os interessados no turismo nacional (53%), que compreende viagens mais longas, para qualquer ponto do país.

As classes mais altas dominam ambas as personas. No perfil de gamers, Star Wars”, “Microsoft Xbox”, “Jogos de RPG” e “Disney e Pixar” são as marcas de maior afinidade com o público, enquanto entre os viajantes nacionais, “hospedagem”, “parques de diversão”, “Vichy” e “Havaianas” estão entre as principais afinidades.

Com o home-office ainda presente e ainda mais utilizado devido à pandemia, a procura por itens de escritório também chama a atenção entre os homens (56%). Os produtos e marcas com maior afinidade desse público são: “Microsoft”, “Medicamentos”, “Telecine Play”, “Monitores”, “iPhone” e “Canon”.

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