Lula viaja para Alemanha para primeira reunião após assumir presidência do G20
Presidente brasileiro deverá ser recebido pelo premiê alemão, Olaf Scholz

Depois de participar da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 28), nos Emirados Árabes, entre 1º e 2 de dezembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja para a Alemanha. No país europeu, fará a primeira reunião com um membro do G20 após assumir a presidência rotativa do grupo.
Durante a viagem, devem ser assinados 21 memorados de entendimentos e declarações, sendo a maioria ligada a temas como mudanças climáticas, justiça social e energia.
No dia 3, o presidente será recebido em um jantar pelo primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz. Foram convidados seis membros da delegação brasileira, mas a lista ainda não foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.
No dia seguinte, pela manhã, Lula estará com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier. Na sequência está prevista um novo encontro com Olaf Scholz, com a participação de ministros dos dois países.
Logo depois, está previsto a chamada “reunião de consultas intragovernamentais de alto nível”, quando ministros apresentam aos chefes de Estado os resultados dos encontros setoriais. Estão previstas ainda reuniões com representantes de aproximadamente 80 empresas alemãs.
"Os dois países são parceiros em comércio e investimentos, sobretudo no setor industrial. Entre 2020 e 2023, o comércio alcançou quase US$ 16 bilhões. Mais de mil empresas alemãs atuam no Brasil”, explicou a secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, embaixadora Maria Luisa Escorel de Moares.