Mulher e filho do deputado Binho Galinha são presos em Salvador

Parlamentar é o principal alvo de operação deflagrada nesta quarta (1º); quatro policiais militares também foram presos

Felipe Souza e Camila Tíssia, da CNN
OPERAÇÃO BINHO GALINHA
Mandados de prisão preventiva e busca e apreensão são cumpridos em endereços residenciais e uma empresa, nas cidades de Salvador, Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos  • Jeferson Silva/Secretaria de Segurança Pública da Bahia
Compartilhar matéria

A mulher e o filho do deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha, foram presos preventivamente nesta quarta-feira (1º) durante a Operação Estado Anômico, deflagrada em Salvador. Outros quatro policiais militares, responsáveis pela segurança do parlamentar, também foram detidos.

Segundo a SSP-BA (Secretaria de Segurança Pública da Bahia), ao todo, oito dos dez alvos já foram presos; apenas o próprio deputado e um policial seguem foragidos.

Os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em residências e em uma empresa localizada em Salvador, Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos.

Veja também: Esposa e filho de deputado já haviam sido presos anteriormente

As investigações apontaram a existência de uma organização criminosa de estrutura complexa, envolvida em crimes como lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas e associação para o tráfico.

Além disso, mesmo sob medidas cautelares, Binho Galinha continuou à frente das atividades do grupo, utilizando empresas de fachada e “laranjas” para movimentar recursos ilícitos.

O TJBA (Tribunal de Justiça da Bahia) determinou ainda o bloqueio de até R$ 9 milhões em bens dos investigados e a suspensão das atividades de uma empresa ligada ao esquema de lavagem de dinheiro.

A CNN tenta contato com a defesa dos envolvidos.