PF indicia chefe da ANM em investigação sobre exploração ilegal de minério

Corporação afirma que diretor-geral da autarquia integrou organização que promoveu a exploração na Serra do Curral

Matheus Teixeira, da CNN Brasil, Brasília
Compartilhar matéria

A Polícia Federal indiciou o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Henrique Sousa, em uma investigação sobre suposto esquema de de mineração ilegal em Minas Gerais.

A corporação afirma que o chefe da autarquia integrou uma organização criminosa que promoveu a exploração ilegal de minério de ferro na Serra do Curral.

"As alegações de recuperação ambiental foram utilizadas como suporte formal para viabilizar extração, beneficiamento, logística e comercialização de minério em desconformidade com os limites jurídicos", diz a PF.

Por meio de nota, a ANM diz que não foi comunicada do indiciamento e que “permanece à disposição das autoridades competentes para prestar as informações que forem solicitadas no âmbito das investigações”.

“A ANM reitera que atua no exercício de suas competências legais e regulatórias e adota as medidas cabíveis sempre que formalmente demandada ou quando identificadas situações que exijam providências no âmbito de sua atuação”, afirma.