Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Resultados preliminares mostram Claudia Sheinbaum à frente no México

    Se apuração se confirmar, indicada López Obrador se tornará a primeira presidente do México

    A candidata presidencial Claudia Sheinbaum, da coalizão "Vamos Fazer História", acena para apoiadores durante o evento de encerramento da campanha de 2024 no Zócalo, em 29 de maio de 2024, na Cidade do México
    A candidata presidencial Claudia Sheinbaum, da coalizão "Vamos Fazer História", acena para apoiadores durante o evento de encerramento da campanha de 2024 no Zócalo, em 29 de maio de 2024, na Cidade do México Heitor Vivas/Getty Images

    Da CNN

    Os primeiros resultados preliminares divulgados pelo Programa de Resultados Preliminares Eleitorais (PREP) do Instituto Nacional Eleitoral (INE) do México mostram Claudia Sheinbaum, ex-prefeita da Cidade do México e do mesmo partido do atual presidente, Andrés Manuel López Obrador, com 57,2% dos votos.

    Em segundo lugar, aparece a senadora Xochitl Galvez com 29,9% dos votos. Em terceiro, aparece Jorge Álvares Máynez com 10,4% dos votos.

    Os resultados oficiais das eleições para a Presidência do México serão divulgados entre 1h e 2h, do horário de Brasília, disse Uuc-Kib Espadas, conselheiro do Instituto Nacional Eleitoral (INE).

    Quase 100 milhões de mexicanos estavam aptos a votar nestas eleições.

    México deve ter primeira presidente mulher

    Claudia Sheinbaum, ex-prefeita da Cidade do México e do mesmo partido do atual presidente, Andrés Manuel López Obrador, é quem lidera as pesquisas.

    Atrás delas está a senadora Xochitl Galvez, que representa uma coligação de oposição composta pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI) — o PAN de direita e o partido de esquerda PRD.

    Diante disso, o país deve ter a primeira presidente mulher na história.

    A contagem preliminar

    Uuc-kib Espadas, conselheiro do Instituto Nacional Eleitoral (INE), disse à CNN que a contagem rápida será o exercício mais importante para os cidadãos saberem o resultado da votação de domingo (2).

    “O mais importante para os cidadãos saberem o resultado da votação será a contagem rápida”, comentou Espadas em entrevista a Rey Rodríguez, da CNN.

    O assessor eleitoral acrescentou que o Programa de Resultados Preliminares Eleitorais (PREP) irá captar atas de votação durante 24 horas, a partir das 20h (no horário local).

    A contagem rápida é “um procedimento para fornecer aos cidadãos informação antecipada e precisa sobre os resultados eleitorais”, explicou Espadas anteriormente.

    Trata-se de um método estatístico que prevê a evolução da votação a partir de uma amostra aleatória de mesas de voto que também é transmitida na noite do dia das eleições, segundo o INE.

    O PREP é uma ferramenta que recolhe, processa e publica os resultados preliminares da votação no mesmo dia da eleição, segundo o INE.

    Após o encerramento das urnas, o sistema começa a produzir resultados preliminares que podem ser consultados em tempo real através da internet através dos canais oficiais do órgão eleitoral.

    Violência

    O dia de votação das eleições gerais mexicanas foi marcado por violência e atrasos. A votação foi suspensa em um colégio eleitoral em Comeyoapan, no estado de Puebla, após uma pessoa ser morta durante um tiroteio. Outra morte foi confirmada pelo procurador-geral do estado na cidade de Tlapanalapan, centro-oeste do país.

    No estado de Jalisco, que abriga o terceiro maior colégio eleitoral do México, cinco urnas não foram instaladas por falta de segurança. O estado tem eleições para governador, mas autoridades informaram que não existiam condições suficientes para resguardar a segurança dos eleitores na cidade de Jilotlán de los Dolores, no centro-oeste do país.

    *Com informações da Reuters e da CNN en Español.