Trigo compõe menos de 15% do preço final do pão francês, diz estudo

De acordo com levantamento da Fecoagro, principal ingrediente do pãozinho corresponde a 14,23% do valor cobrado do consumidor final

Roberta Russoda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

Segundo um estudo organizado pela Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro) do Rio Grande do Sul, o trigo compõe apenas 14,23% do preço final do pão francês – apesar de ser um dos principais ingredientes do produto.

Para efeito de comparação, levando em conta o preço atual da farinha na produção do pãozinho, este mesmo percentual ultrapassa os 25%. O restante da composição fica por conta de fermento, gordura, embalagens, insumos, mão-de-obra e tributos.

Em entrevista à CNN, o economista da Fecoagro Tarcísio Minetto explicou quais os itens que mais têm impactado o preço do pão francês até chegar no consumidor final.

“Temos que colocar para a sociedade que outros fatores também fazem essa composição final do preço do pão e que o produtor sofre o impacto inflacionário também no campo, assim como o consumidor. É preciso entender que esse cenário pode permanecer até o final do segundo semestre quando começa a entrar a nova safra brasileira”, afirmou.

Veja mais no vídeo acima.

Mais Recentes da CNN