200 anos: Senado comemora aniversário relembrando história brasileira sob ótica do Legislativo
Exposição interativa revive nomes e momentos importantes com ajuda da tecnologia
A mistura de história e tecnologia ajudam o Senado a contar a trajetória da Casa do Povo com mais interação.
A exposição “Senado 200 Anos: Conectando Passado e Futuro” será inaugurada nesta terça (10), às 15h30, no Salão Negro do Palácio do Congresso.
Para Ilana Trombka, diretora-geral do Senado, a história da Casa Alta se mistura com a história do Brasil. “Por meio desses 200 anos do Senado, queremos explicar para as pessoas a história do Brasil, a história do Legislativo, falar de democracia e participação para mostrar que é interessante estudar isso”.
As características da Casa também foram contempladas na exposição, como a missão de garantir o equilíbrio entre os poderes.
O historiador José Dantas, afirma que o Senado, desde a sua inauguração, é composto por políticos com vasta experiência na vida pública. “É difícil a pessoa ter como primeiro mandato parlamentar o Senado. Normalmente, ele passa uma temporada na Câmara e em outras posições de mando dentro da sociedade brasileira”.
Uma das estratégias utilizadas para narrar os fatos foi a inteligência artificial. Com ela, a exposição acessa lugares diferentes, como, por exemplo, o momento da assinatura da Constituição de 1891, a primeira da República brasileira.
A inteligência artificial trouxe vida e movimento para o que antes era um registro estático da história.
A exposição conta com maquetes dos três palácios do Senado Federal: Conde dos Arcos e Monroe (situadas no Rio de Janeiro) e Congresso Nacional, em Brasília.
Além disso, também estão expostas antiguidades, como aparadores, cadeiras, bustos de personalidades históricas e urnas de prata, lustres monumentais e uma parte do vitral com a representação alegórica da Proclamação da República, de 1930.
Exposição “Senado 200 Anos: Conectando Passado e Futuro”
- Abertura: 10 de setembro de 2024, às 15h30
- Período: 10 de setembro a 10 de dezembro de 2024
- Horário: De segunda a sexta, das 9h às 17h – última entrada às 16h30
- Local: Salão Negro do Congresso Nacional