Crise faz cair avaliação do governo Bolsonaro


Caio Junqueira
Por Caio Junqueira, CNN  
19 de março de 2020 às 11:32 | Atualizado 19 de março de 2020 às 11:44

A avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) caiu nos últimos 30 dias, período em que o coronavírus aumentou no Brasil.

De acordo com dados da consultoria Atlas Político divulgados no início do mês, 38% dos brasileiros avaliavam o governo como ruim ou péssimo. Hoje, esse número é de 41%. A variação de três pontos percentuais é acima da margem de erro da sondagem, que é de dois pontos percentuais. A pesquisa foi feita entre segunda-feira e quarta-feira desta semana. A margem de confiança é de 95%.

O levantamento mostra também que o índice de ótimo e bom variou três pontos percentuais para baixo, passando de 29% para 26%. Avaliaram o governo como regular 33%, dois pontos percentuais a mais do que os 31% da pesquisa divulgada em fevereiro.  

O grande impacto dos dados é a expectativa em relação à economia. Em fevereiro, 28,3% acreditavam que ela iria melhorar nos próximos seis meses. Esse índice quase dobrou: foi para 49,7% hoje. Por outro lado, 50,5% das pessoas disseram que ela iria melhorar há um mês e os dados mostram que hoje 31,6% acreditam nisso.

Leia também:

EXCLUSIVO: Pesquisa mostra reprovação e pessimismo sobre plano de Bolsonaro contra COVID-19