Nelson Teich diz que saúde e economia não competem entre si


Da CNN, em São Paulo
16 de abril de 2020 às 17:40 | Atualizado 16 de abril de 2020 às 18:26

O novo ministro da Saúde, o oncologista Nelson Teich, afirmou na tarde desta quinta-feira (16) que irá tomar decisões sobre o combate ao novo coronavírus com base em informações concretas. Ele disse também que saúde e economia não competem entre si.

Teich (veja o perfil) foi apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro em cerimônia em Brasília. Ele assume o lugar de Luiz Henrique Mandetta (DEM), demitido por divergências com Bolsonaro sobre o combate ao coronavírus, principalmente na questão sobre o isolamento social.

Em seu discurso, o oncologista falou do debate sobre a perda de empregos provocada pelo isolamento social. “Outra coisa é a gente discutir saúde e economia, isso é muito ruim, essas coisas não competem entre si, elas são complementares. Hoje em dia a gente tem uma discussão na saúde que são os determinantes sociais na saúde, outro é a estabilidade da economia”.

Leia também:

Bolsonaro fala em divórcio consensual com Mandetta

"Emprego é necessário. Se você não tem emprego, quer dizer que tem pouco recurso, isso vai influenciar em quanto (o Brasil) vai investir em infraestrutura, na educação. Gera impacto na qualidade de vida", afirmou Teich.

Decisão sobre fim do isolamento

“Não haverá qualquer definição brusca do que vai acontecer (sobre isolamento social). O que é fundamental hoje? Que tenhamos a informação cada vez maior sobre cada decisão que é tomada. Como a gente tem pouca informação, a gente começa a tratar a ideia como se fosse fato e trabalhar cada decisão como se fosse um tudo ou nada e não é isso”, afirmou Teich.

O novo ministro disse também que não tomará decisões na emoção. “O que é fundamental é que a gente consiga enxergar a informação que teve até ontem, decidir qual a melhor ação, entender o momento e seguir nesse caminho de entender qual a melhor forma de isolamento. O importante é que seja baseado em informação sólida, quanto menos informação você tem, mais aquilo é discutido na emoção, isso não levada nada.