Secretário-geral do Senado está com Covid-19; Alcolumbre deve fazer novos testes


Larissa Rodrigues, da CNN em Brasília
21 de maio de 2020 às 15:23
senado federal

Cúpula e edíficio principal do Senado Federal

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O secretário-geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello, foi diagnosticado com o novo coronavírus. Bandeira fez o teste na tarde de quarta-feira (19) e recebeu o resultado na manhã de hoje (20). Ele confirmou o resultado à reportagem da CNN e disse estar sem nenhum sintoma. 

Bandeira é quem controla os trabalhos burocráticos do Senado e tem comandado as sessões remotas das quais o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e outros senadores participam presencialmente. A expectativa agora é de que Alcolumbre passe por outro exame para ver se também está com a doença.. Em março, Alcolumbre teve Covid-19 e precisou se afastar dos trabalhos do Senado.

À CNN, o senador Weverton Rocha (PDT-MA) que também tem trabalhado presencialmente nas sessões do Senado ao lado de Bandeira, disse que fará um teste para ver se está com coronavírus.

"O meu exame está agendado para amanhã cedo. O Davi sempre tem feito também e deve repetir. Precisamos nos cuidar", afirmou o senador.

Durante a manhã, Bandeira enviou uma mensagem para colegas de trabalho no Senado pedindo que todos se cuidem. 

"Amigos, mesmo adotando todos os cuidados, fui contaminado pelo Covid-19. Reclusão total a partir de agora, com entregas e documentos deixados na porta. Tempos difíceis. Já tinha feito 2 testes negativos. Não tinha por que testar de novo. Mas se não tivesse testado, poderia contaminar hoje umas 20 pessoas com uma tosse. Peço cuidado a todos. Tenho convicção que 70% de nós pegará essa doença horrorosa. Só não poderemos ficar doentes ao mesmo tempo. Alguns ritos terão que ser repensados. Gostaria que no meu lugar estivesse uma pessoa conectada diretamente comigo. Alguém para receber minhas demandas. Estou absolutamente assintomático, graças a Deus. Saúde a todos vocês e obrigado pelas mensagens de carinho", afirmou na mensagem.