Decotelli toma posse nesta terça e deve manter parte da equipe de Weintraub

Secretário-executivo da pasta, Antonio Paulo Vogel, e secretário nacional de Alfabetização, Carlos Nadalim, devem seguir nos cargos

Por Igor Gadelha, CNN  
29 de junho de 2020 às 08:55 | Atualizado 29 de junho de 2020 às 09:54

Nomeado na quinta-feira (25) novo ministro da Educação, o professor Carlos Alberto Decotteli deve tomar posse no cargo em cerimônia nesta terça-feira (30), em Brasília.

Segundo auxiliares, o novo titular do MEC vai manter alguns integrantes da equipe do ex-ministro Abraham Weintraub . Entre eles, o secretário-executivo da pasta, Antonio Paulo Vogel.

Servidor de carreira do Ministério da Economia, Vogel chegou a ser cotado para suceder Weintraub. Pesou contra ele, porém, o fato de ter trabalhado na gestão do petista Fernando Haddad na prefeitura de São Paulo.

Outro que Decotelli deve manter no cargo é o secretário nacional de Alfabetização, Carlos Nadalim. Ele era o nome preferido da ala ideológica para assumir o MEC, mas enfrentou resistências do núcleo militar.

Segundo fontes da pasta, a maioria dos atuais secretários da pasta recebeu bem a nomeação de Decotelli, que já tinha atuado como presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação no início do governo.