Quem é o pastor Milton Ribeiro, novo ministro da Educação


Anna Satie, da CNN em São Paulo
10 de julho de 2020 às 17:54
Milton Ribeiro, nomeado ao Ministério da Educação

Milton Ribeiro, nomeado ao Ministério da Educação

Foto: Reprodução/Lattes CNPq

Milton Ribeiro aceitou nesta sexta-feira (10) o convite do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para assumir o ministério da Educação, há mais de 20 dias sem chefia. 

Ribeiro é pastor da Igreja Presbiteriana de Santos e membro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, cargo ao qual foi nomeado pelo próprio Bolsonaro em maio de 2019. 

Leia também:

Bolsonaro nomeia Milton Ribeiro como ministro da Educação

O colegiado é subordinado à Secretaria-Geral da Presidência da República, comandada pelo ministro Jorge de Oliveira -- que, segundo apuração da analista da CNN Thais Arbex, foi um dos apoiadores da sua indicação.

Formado em teologia e direito, Ribeiro também informa em seu currículo Lattes possuir um doutorado em Educação pela USP (Universidade de São Paulo) com uma tese sobre o calvinismo no Brasil.

Seu currículo acadêmico inclui ainda um mestrado em direito pela Universidade Mackenzie, instituição da qual é membro do conselho deliberativo, relator da Comissão de Assuntos Educacionais e foi vice-reitor entre 2000 e 2003. 

Milton Ribeiro é o quarto nome a passar pelo MEC em pouco mais de um ano e meio de governo. Antes dele, vieram Ricardo Vélez Rodríguez, Abraham Weintraub e Carlos Alberto Decotelli, que não chegou a ser empossado.