Chapa de Eduardo Paes escolhe Nilton Caldeira, do PL, como candidato a vice

Alguns partidos vinham negociando com o DEM a indicação do vice-prefeito da chapa, entre eles, o PSL

Stéfano Salles, da CNN, no Rio
09 de setembro de 2020 às 16:08
O ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (11.ago.2015)
Foto: Ricardo Cassiano/Prefeitura do Rio

A coligação de Eduardo Paes (DEM) definiu o candidato a vice-prefeito de sua chapa, para voltar ao Palácio da Cidade. A candidatura será ocupada pelo presidente municipal do PL, Nilton Caldeira, segundo fontes ligadas ao ex-prefeito. O anúncio oficial deve acontecer até sexta-feira. 

Alguns partidos vinham negociando com o DEM a indicação do vice-prefeito da chapa, entre eles, o PSL . O partido ainda tenta o entendimento com a sigla, para que ela siga na aliança, que já conta com Avante, Cidadania, DC e PV.  

Leia mais:
Eduardo Paes recebeu R$ 10,8 milhões para uso em campanha, diz denúncia

A preferência pelo PL tem a ver com o fato de ser um partido sem vinculação a qualquer candidatura presidencial de 2022. A ideia é manter a discussão da eleição no âmbito municipal.

Cerqueira é um quadro antigo do PL, era muito próximo ao fundador da legenda, o falecido deputado federal Álvaro Valle. Atualmente, é presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, que tem como secretário o presidente estadual de seu partido, o deputado federal Altineu Cortes. 

Caldeira foi ainda Secretário de Desenvolvimento Social da gestão do prefeito César Maia, no Rio de Janeiro.

Na segunda-feira, o ex-deputado federal Cabo Daciolo, que havia colocado seu nome à disposição do partido para concorrer ao cargo, deixou o partido, ao perceber que tudo se encaminhada para um acordo para apoio a Eduardo Paes.