Daniela Lima: crítica de Salles acirra disputa entre ala ideológica e militares

Críticas do ministro do Meio Ambiente ao ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, reflete disputa pelo controle ambiental

Da CNN
23 de outubro de 2020 às 11:32

No quadro Em Off desta sexta-feira (23), na CNN Rádio, Daniela Lima analisa as críticas do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ao ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, a quem ele chamou de "banana de pijama" e "maria fofoca".

“Estamos assistindo o acirramento dessa disputa de espaço no governo entre uma ala, digamos, mais ideológica e os militares”, disse Daniela.

Para ela, também chamou atenção o fato de Salles ter recebido apoio de outras pessoas próximas ao governo, incluindo Eduardo Bolsonaro, filho do presidente.

Assista e leia também:
Salles ataca Ramos na internet, após corte de recursos do meio ambiente
Após suspensão, Ibama determina volta dos brigadistas no combate às queimadas
Mourão confirma liberação de R$ 134 milhões para o Meio Ambiente

“É uma coisa meio quinta série, mas que tem como pano de fundo essa disputa pelo controle ambiental, que coloca o Brasil na mira do mundo”, afirmou.

Outro ponto que a jornalista destacou foi o desconforto de Salles com o fato de o vice-presidente, general Hamilton Mourão, ter sido escalado para tentar conter a crise da imagem brasileira no que diz respeito ao meio ambiente, “porque parece que ele [Salles] está sendo tutelado”.

Quadro Em Off, com Daniela Lima, na CNN Rádio
Foto: CNN Brasil

“Não estou dizendo que seja real a tutela. Nós vemos que o Salles segue implementando as ações e que quando necessário ele grita, como no caso da suspensão das ações por falta de dinheiro”, explicou.

“E o Salles mira onde pode. Não dá para ‘atirar’ no vice-presidente, mas ele chamou o ministro da Articulação Política de ‘banana de pijama’ e ‘maria fofoca’.”