Waack: o absurdo do país que ainda não sabe qual seu orçamento para 2021

Se orçamento não aprovado logo, ou se for deixado para o começo de 2021, governo pode ter que deixar de executar o que já está previsto e até de pagar contas

Da CNN
28 de outubro de 2020 às 10:06

No quadro CNN Poder desta quarta-feira (28), na CNN Rádio, William Waack fala sobre as disputas de poder que travam as discussões sobre o orçamento de 2021 e como, neste caso, a falta de ação do governo é ruim.

“Pode parecer meio absurdo, mas imaginem a situação de um país no qual ainda não se sabe qual vai ser o orçamento do ano que vem - 2021 já está aí, né (...) Imaginem a situação desse país, o nosso país, no qual sequer a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), ou seja, a lei que diz como orçamento será vai, foi examinada”, disse.

Ou seja, se o orçamento não aprovado logo ou se for deixado para o começo de 2021, o governo pode ter que deixar de executar o que já está previsto e, até, deixar de pagar contas.

Assista e leia também:
Com guerra por poder na Câmara, Centrão fala em votar Orçamento só em 2021
Renata Agostini: Como convencer base do governo a destravar pauta do Orçamento?
Distribuição de renda é fundamental, diz deputada Flávia Arruda sobre Orçamento

“E por que isso está acontecendo? Por causa de disputas político-partidárias nas quais, até aqui, o governo interferiu pouco, no mau sentido”, opinou Waack. “Ou seja, deixou o impasse prosseguir e deixa com isso que matéria do interesse de todo o país acabe sendo levada ao sabor, ao gosto dos políticos do centrão.”

Waack afirmou que os políticos do centrão “não dão ponto sem nós”, mas que dessa vez o problema é um pouco maior. 

“É um nó para o qual ninguém sabe qual a saída. E nosso governo olha para isso como se tudo fosse se resolver por si.”