Internado com Covid-19, prefeito eleito de Goiânia apresenta melhora

Segundo médico, Maguito Vilela foi informado que venceu o segundo turno das eleições e se emocionou

Marina Demori, em Goiânia, Julyanne Jucá e Henrique Andrade, em São Paulo
30 de novembro de 2020 às 14:24 | Atualizado 30 de novembro de 2020 às 15:39

O quadro de saúde de Maguito Vilela melhorou após sua vitória na disputa pela prefeitura de Goiânia. Segundo sua assessoria, o político se emocionou ao saber do resultado. 

Depois de ser diagnosticado com Covid-19 a quase 40 dias, Maguito Vilela segue sedado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, mas ele vem apresentando melhora em sua saúde. 

"O Maguito tem apresentado sinais de melhora, o que nos dá esperança. Os pulmões dele estão com melhor nível de oxigenação, retendo o oxigênio por mais tempo. Se a melhora continuar, podemos testar se ele já consegue respirar sem ajuda de aparelhos", disse o médico e infectologista Marcelo Rabahi, que acompanha o político. 

A assessoria do Maguito confirmou à CNN que, por terem diminuído a sedação neste domingo, ele chegou a despertar. Os médicos interagiram e informaram para ele que havia sido eleito prefeito da capital goiana. "Uma lágrima escorreu, balançou a cabeça e logo depois apagou de novo", informaram. 

Leia também

Maguito Vilela (MDB) derrota Vanderlan Cardoso e é eleito prefeito de Goiânia

Maguito Vilela é entubado com Covid-19 

"A alta quantidade de sedativos pode ter influenciado essa reação e é provável que ele não tenha plena memória da informação. Essa troca de informações com o paciente na UTI faz parte da humanização do tratamento", disse Rabahi.

A equipe médica que acompanha o Maguito pretende retirar os aparelhos que o auxiliam na respiração de forma mecânica ainda nesta terça-feira (1º), caso haja maior evolução no estado de saúde. 

Segundo o último boletim médico do Hospital Israelita Albert Einstein, do início da tarde de domingo, o político ainda se encontrava traqueostomizado, sedado e conectado a ventilação mecânica "com parâmetros satisfatórios de oxigenação".