RJ: Paes anuncia mais secretários e programa de integridade na gestão pública

Prefeito eleito do Rio de Janeiro prepara equipe para iniciar a gestão em 2021

Isabelle Saleme, da CNN, no Rio de Janeiro
Eduardo Paes anuncia nomes do primeiro escalão para seu governo no Rio
Eduardo Paes anuncia nomes do primeiro escalão para seu governo no Rio  • Foto: Ellan Lustosa/Código19/Estadão Conteúdo
Compartilhar matéria

O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), anunciou mais nomes do primeiro escalão de seu governo. O jovem morador da Cidade de Deus Salvino Oliveira Barbosa fica à frente da Secretaria da Juventude. Ana Laura Valente Secco foi anunciada secretária de Conservação - “uma Secretaria vital da cidade, que foi abandonada nos últimos anos”, disse Paes, que também confirmou Pedro Paulo como novo secretário de Fazenda, planejamento e controladoria. Pedro Paulo é deputado federal, eleito em 2018 pelo Democratas. Foi Secretário-chefe da Casa Civil e Secretário Executivo de Coordenação de Governo, com pausas, na prefeitura do Rio entre 2011 e 2016.

Leia também:
Paes conversou com Bolsonaro e deverá encontrá-lo esta semana em Brasília
Paes perde para abstenções; 47,5% dos cariocas abrem mão de escolher o prefeito

Já o deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ), ocupará a Secretaria de Governo e Integridade Pública. Calero tem 38 anos, é diplomata de carreira e foi secretário municipal de cultura no segundo mandato de Eduardo Paes. Foi ministro da Cultura por cinco meses, no governo do presidente Michel Temer. Deixou o cargo ao entrar em confronto com Geddel Vieira Lima, então ministro da Secretaria de Governo, a quem acusou de pressioná-lo para obter a autorização do Iphan para a construção de um empreendimento imobiliário em Salvador, na Bahia.

Segundo Calero, a pasta vai propor um novo código de conduta para os servidores. O Programa carioca de integridade pública terá como princípios a vigilância permanente e tolerância zero. “O prefeito quer que a partir desse programa o Rio seja referência para o resto do país no que diz respeito à integridade”, disse Calero, que anunciou o delegado Brenno Carnevale como subsecretário de integridade. “Vamos tornar o ambiente mais difícil possível para aquele que vê a administração pública como ambiente de corrupção”, explicou Carnevale.

O programa prevê o monitoramento de autoridades, a verificação e mitigação de conflito de interesses, a transparência e gestão de gastos e mecanismos de investigação, fiscalização e correição.

Antes de sair para um encontro com o governador em exercício Cláudio Castro, o prefeito eleito disse que pretende também limitar o número de subprefeituras no Rio e anunciou Ana Ribeiro como subprefeita da zona sul. “O subprefeito é um agente da população na máquina pública, pressionando para que ela dê resultados”, disse Paes.

Antes dos nomes divulgados nesta terça, Paes já tinha anunciado o médico epidemiologista Daniel Soranz como o futuro secretário municipal de Saúde.