Grupo de Baleia articula nova lista para tentar trazer PSL de volta ao bloco

A estratégia é “roubar” deputados que até então assinaram a lista pró-Lira

Igor Gadelha
Por Igor Gadelha, CNN  
25 de janeiro de 2021 às 11:27
O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP)
O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP)
Foto: Michel Jesus - 8.abr.2019/Câmara dos Deputados

Coordenadores da campanha de Baleia Rossi (MDB-SP) articulam nos bastidores uma nova lista para tentar trazer o PSL de volta ao bloco que dá sustentação à candidatura do deputado à presidência da Câmara.

A estratégia é só apresentar a lista com assinaturas da maioria dos integrantes da bancada na véspera da eleição, prevista para a próxima segunda-feira (1º), para evitar que o grupo adversário reverta a decisão novamente.

A articulação do grupo de Baleia começou na última sexta-feira (22), um dia após Arthur Lira (PP-AL), candidato favorito do Palácio do Planalto, conseguir maioria na bancada para levar o PSL para o seu bloco.

Os aliados de Baleia no PSL combinaram os detalhes da articulação em uma reunião na tarde da sexta-feira. A estratégia é “roubar” deputados que até então assinaram a lista pró-Lira.

A articulação conta com a participação direta do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), principais coordenadores da campanha de Baleia.O PSL tem sido bastante cobiçado por ter uma das maiores bancadas da Casa. O grupo que conseguir o apoio do partido deve formalizar o maior bloco, o que garante a maioria dos cargos da Mesa Diretora.