Cúpula do PSDB reconhece que desembarque de apoio a Baleia Rossi é inevitável

De acordo com integrantes do partido, a decisão deve ser a de acompanhar o DEM e declarar neutralidade

Renata Agostini, da CNN
O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP)
O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP)  • Foto: Michel Jesus - 8.abr.2019/Câmara dos Deputados
Compartilhar matéria

Dirigentes do PSDB reconhecem que é inevitável o desembarque da sigla da candidatura de Baleia Rossi, candidato à presidência da Câmara pelo MDB.

A bancada do partido se reúne nesta segunda. De acordo com integrantes da cúpula do partido, a decisão deve ser a de acompanhar o DEM e declarar neutralidade na disputa, sem compor bloco com qualquer candidato.

Alguns tucanos ainda tentavam articular um gesto de apoio a Baleia Rossi, indicando que ele teria votos da bancada. Mas a decisão impõe derrota significativa à campanha do emedebista.

Após anúncio do DEM de que deixaria o grupo de Baleia Rossi, a pressão para que o PSDB seguisse o mesmo caminho cresceu.

Líderes da sigla se reuniram ainda na noite de domingo, 31, para discutir com o deputado Arthur Lira (PP) eventuais espaços que o partido poderia ter na casa caso sacramentasse a decisão de ficar neutro na disputa.

Caciques, como o governador João Doria e o ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso, ainda tentaram durante a noite conter o movimento.