Diretor-geral da PF decide trocar chefe do AM, que quer apuração contra Salles

Novo superintendente da PF na região será Leandro Almada da Costa, de acordo com informações do governo federal

Renata Agostini
Por Renata Agostini, CNN  
15 de abril de 2021 às 14:31 | Atualizado 15 de abril de 2021 às 19:39

O novo diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, decidiu tirar o comando da superintendência do Amazonas das mãos de Alexandre Saraiva. O novo superintendente da PF na região será Leandro Almada da Costa, de acordo com informações do governo federal.

O então chefe da PF no Amazonas solicitou nesta quarta-feira (14) que o Supremo Tribunal Federal investigue o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A notícia-crime enviada ao STF é assinada pelo próprio Saraiva. Nela, a PF pede que haja apuração contra Salles por obstrução de investigação criminal. Ele aponta que o ministro atuou para auxiliar alvos de uma operação de extração ilegal de madeira.

A informação sobre a troca do comando da PF no Amazonas foi publicada pela Folha de S.Paulo e confirmada pela CNN.

Segundo fontes próximas a Maurino, Saraiva já foi avisado da intenção de sacá-lo do posto. No momento, Mauirino avalia nomes para substituí-lo. Um dos cotados é Leandro Almada, que já passou pela superintendência do Amazonas e de Minas Gerais. Ele também esteve à frente da investigação do assassinato de Marielle Franco.

Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em entrevista para a CNN (28.set.2020
Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em entrevista para a CNN (28.set.2020)
Foto: CNN Brasil

 

Saraiva já foi foi chefe da PF em Roraima, Maranhão e estava à frente da Superintendência do Amazonas há mais de quatro anos. Ele já vinha fazendo diversas críticas ao ministro do Meio Ambiente.

Também há mudanças nas chefias das Superintendências Regionais nos estados de Santa Catarina, Roraima, São Paulo e Bahia.

"Ao tempo em que agradece aos Delegados de Polícia Federal que deixam os cargos: Ricardo Cubas Cesar, Richard Murad Macedo, Alexandre Silva Saraiva, Dennis Cali e Daniel Justo Madruga pelos relevantes serviços prestados à instituição; informa que os novos indicados são os Delegados Luiz Carlos Korff Rosa Filho (SC), José Roberto Peres (RR), Leandro Almada da Costa (AM), Rodrigo Piovesano Bartolamei (SP), Virgínia Vieira Rodrigues Palharini (BA)", divulgou, por meio de nota, o governo.