Bolsonaro prepara 'gesto explícito' a Biden em relação à pauta ambiental

Segundo auxiliares do presidente, o discurso vai surpreender, terá gestos explícitos à política ambiental de Biden e haverá comprometimento com metas claras

Renato Barcellos, da CNN, em São Paulo
19 de abril de 2021 às 18:22 | Atualizado 19 de abril de 2021 às 19:20

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prepara um gesto explícito ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em relação à pauta ambiental. As informações são das âncoras da CNN Daniela Lima e Tainá Falcão.

De acordo com ministros de Estado que participaram de um encontro com Bolsonaro nesta segunda-feira (19), a reunião serviu para alinhar o discurso que o presidente vai fazer na cúpula do clima, convocada pelo presidente americano.

Ainda segundo auxiliares do presidente, o discurso vai surpreender, terá gestos explícitos à política ambiental de Biden e haverá comprometimento com metas claras.

A ideia do presidente Jair Bolsonaro é superar as expectativas dos americanos, que vem tecendo críticas à forma como o Brasil tem se posicionado nos temas ambientais.

Bolsonaro designou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, para escreverem as ideias-chave do discurso.

Para Salles, o discurso pretende demonstrar que o Brasil segue próximo aos Estados Unidos mesmo com a saída de Donald Trump da presidência. No entanto, o ministro afirmou que o discurso de Bolsonaro também destacará que o Brasil não é o maior responsável pela emissão de gases.

Salles negou, no entanto, que tenha havido um pedido de cumprimento de meta específico para liberação de verbas, mas não descartou avaliar demandas futuras.

bolsonaro biden
Foto: Marcos Corrêa/PR + CNN