Como a solução para destravar o Orçamento afeta a economia brasileira?

Da CNN, em São Paulo
23 de abril de 2021 às 05:00 | Atualizado 23 de abril de 2021 às 09:21

Depois de um longo impasse, o Congresso aprovou no início desta semana um projeto de lei que finalmente abriu caminho para a conclusão do Orçamento de 2021. O texto foi a solução encontrada para impedir que o presidente Jair Bolsonaro permanecesse em uma encruzilhada, dividido entre ameaçar a base aliada no Congresso ou incorrer no risco de crime de responsabilidade.

O Orçamento sancionado por Bolsonaro abre espaço para gastos fora do teto e da meta fiscal, e também autoriza rearranjos por parte do governo, como o remanejamento de verbas de despesas discricionárias para pagar despesas obrigatórias. Mas a solução não representa, necessariamente, uma vitória para a equipe econômica -- e nem para os cofres públicos.

Neste episódio do E Tem Mais, Roberta Russo discute ao lado da analista de economia da CNN Thais Herédia os impactos do Orçamento de 2021 para o futuro das contas públicas. Thaís explica o que ainda restou de fictício ou não no texto aprovado pelo presidente e o que acabou modificado na Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano passado. Ela também fala sobre a reação de alguns setores a essa ameaça de desvio das políticas fiscais. Também participa do episódio o economista e professor da Unicamp Pedro Rossi. Ele fala sobre como devem ser conduzidos os gastos com a pandemia a partir do Orçamento aprovado e debate os riscos de possíveis pedaladas fiscais.

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

CNN Mundo

Entre Vozes

5 Fatos

E Tem Mais

Abertura de Mercado

Horário de Brasília

Na Palma da Mari

O Que Eu Faço?

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Podcast E Tem Mais, com Monalisa Perrone
Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã
Foto: CNN Brasil