Senadores planejam ouvir Pazuello e Queiroga mais de uma vez na CPI da Pandemia

Da CNN, em São Paulo
07 de maio de 2021 às 13:45 | Atualizado 07 de maio de 2021 às 16:18

Integrantes da CPI da Pandemia admitem que alguns personagens essenciais para o andamento da apuração serão ouvidos mais de uma vez pelos senadores. Na lista dos que devem se tornar fregueses da comissão estão o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e seu antecessor, Eduardo Pazuello.

A avaliação do grupo que tem maioria na CPI é a de que a reconvocação desses personagens será necessária não só para explorar eventuais contradições, mas para assegurar o avanço das principais linhas de investigação à medida que novos fatos cheguem à comissão.

Essa estratégia deve ampliar a pressão sobre o governo Jair Bolsonaro, já que manterá nos holofotes pessoas que tiveram participação central na gestão da pandemia, que já matou mais de 415 mil brasileiros.

Os detalhes sobre os planos dos integrantes da CPI foram contados por Daniela Lima e Renata Agostini no episódio desta sexta-feira (7) do podcast Horário de Brasília.

A dupla revelou ainda que os membros da CPI também avaliam que o espírito de corpo da política pode frustrar uma das principais apostas do governo Bolsonaro para compartilhar os danos que a investigação pode causar: a convocação de governadores para prestar depoimento.

Senadores e governadores ouvidos pela analista da CNN Renata Agostini lembram que muitos integrantes do Senado não só têm parentes no comando de estados como também miram a eleição para governador em 2022. Uma convocação na CPI, portanto, abriria precedente indesejado para quem almeja estar, a partir do ano que vem, à frente de um estado.

Apresentado por Daniela Lima e Renata Agostini, o Horário de Brasília é transmitido ao vivo e com vídeo no site da CNN Brasil e no canal da emissora no YouTube, às sextas-feiras, a partir de 12h30. Depois, os episódios podem ser acessados on demand nas principais plataformas de podcast: Apple Podcasts, Spotify, Amazon Podcasts e Deezer.

Inscreva-se no canal da CNN Brasil no YouTube, e assista abaixo à transmissão do episódio desta sexta-feira (7).

Conheça os podcasts da CNN Brasil:

CNN Mundo

Entre Vozes

5 Fatos

E Tem Mais

Abertura de Mercado

Horário de Brasília

Na Palma da Mari

O Que Eu Faço?

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Publicado por Diego Toledo

Horário de Brasília ao vivo, com Daniela Lima e Renata Agostini
Foto: CNN Brasil