Em quarentena, Pazuello é recebido por Bolsonaro no Alvorada

Bolsonaro vem tentando fazer um gesto ao ex-ministro diante de relatos de que o general está incomodado com o governo e que avalia afastar a AGU da sua defesa

Caio Junqueira
Por Caio Junqueira, CNN  
10 de maio de 2021 às 19:43 | Atualizado 10 de maio de 2021 às 20:57

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello em um café da manhã no Palácio da Alvorada.

Segundo fontes, o encontro ocorreu antes do passeio que Bolsonaro fez com motociclistas por Brasília e havia pelo menos 20 pessoas no Alvorada naquele momento.

Pazuello adiou seu depoimento na terça-feira (4) da semana passada na CPI da Pandemia sob a alegação de que teve contato com dois assessores que testaram positivo para Covid-19. No dia seguinte, porém, foi flagrado pelo jornal O Estado de S. Paulo recebendo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni.

Bolsonaro vem tentando fazer um gesto ao ex-ministro diante de relatos de que o general está incomodado com o governo e que avalia afastar a Advocacia-Geral da União (AGU) da sua defesa e deixar que ela seja feita exclusivamente pelo advogado Zoser Hardman, que, conforme revelou a CNN, passou a ajudá-lo no caso.

O receio do presidente é de que Pazuello possa passar a fazer uma defesa dele próprio do que do governo, o que ajuda a entender o gesto de convidá-lo ao Alvorada neste final de semana.

A entrada de um habeas corpus no STF (Supremo Tribunal Federal) será um sinalizador dessa relação. A AGU é contrária à medida, mas o advogado pessoal de Pazuello é a favor. Ele pode, inclusive, deixar a defesa se for derrotado nesta tese.

A CNN questionou a Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto, o Ministério da Defesa e o general Eduardo Pazuello sobre o encontro, mas eles não comentaram a informação.

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde Eduardo Pazuello
Presidente e ex-ministro se encontraram em um café da manhã no Palácio da Alvorada
Foto: Carolina Antunes/PR (16.set.2020)