Casildo Maldaner, ex-governador de SC e fundador do MDB, morre vítima de câncer

Político de 79 anos morreu na noite de segunda-feira (17); governador Carlos Moisés (PSL) decreta luto oficial de sete dias

Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo
18 de maio de 2021 às 08:40
Casildo Maldaner em discurso no Senado, em 2014
Casildo Maldaner em discurso no Senado, em 2014
Foto: Jefferson Rudy - 26.nov.2014/Agência Senado

O ex-governador e ex-senador de Santa Catarina Casildo Maldaner morreu na noite de segunda-feira (17), aos 79 anos, vítima de câncer. A informação foi confirmada pelo diretório estadual do MDB e por parentes do político, membro fundador do partido.

“Enquanto presidente de honra do MDB dedicou-se em motivar e estimular as nossas bases e apoiar as novas lideranças que surgiam”, afirmou o partido, em nota.

Atual presidente estadual do MDB em SC, Celso Maldaner, usou sua conta no Twitter para comentar a morte do irmão. “Foi uma honra e um orgulho ter um irmão como o Casildo, que, além de ter me inspirado, sempre desempenhou o papel de meu conselheiro”, escreveu Celso, que é deputado federal.

Presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi também manifestou pesar pela morte de Casildo. “Meus sentimentos a todos familiares e amigos do grande emedebista Casildo Maldaner. Fundador do MDB, foi vereador, deputado, senador e governador de Santa Catarina”, afirmou em sua conta no Twitter.

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL) decretou luto oficial de sete dias no estado pela morte do ex-governador.

“Ele teve uma trajetória pública dedicada aos catarinenses e conquistou admiração e respeito de todos nós. Que Deus esteja com todos os familiares e amigos neste momento”, disse, em declaração postada na rede social.

Informações sobre o velório

O velório de Casildo está marcado para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, das 10h às 13h, e seguirá os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19. 

Na sequência, será realizada uma cerimônia de cremação, no Jardim da Paz, em ato reservada à família e amigos mais próximos.