Itamaraty agradece EUA por doação de vacinas e ressalta 'laços de amizade'

O carregamento partirá de Fort Lauderdale, no estado da Flórida, com destino ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)

Renato Barcellos, da CNN, em São Paulo
Caixas com vacina da Janssen contra Covid-19
Caixas com vacina da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, contra Covid-19  • Foto: Shannon Stapleton - 3.mar.2021/Reuters
Compartilhar matéria

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (24), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil agradeceu aos Estados Unidos pela doação de 3 milhões de doses da vacina da Janssen contra a Covid-19. Na nota, o Itamaraty também ressalta os "laços de amizade e solidariedade que unem os dois países."

Nesta quarta-feira (23), os EUA anunciaram a doação das doses ao Brasil. De acordo com a Casa Branca, o carregamento partirá de Fort Lauderdale, no estado da Flórida, na noite desta quinta-feira, com destino ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

O país norte-americano, que recentemente atingiu a marca de 600 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus, apresenta um alto índice de imunização contra a Covid-19 e iniciou a doação de doses para outras nações após o sucesso de vacinação em território nacional. 

A doação foi coordenada pelo Ministério da Saúde com auxílio do Itamaraty, da Embaixada do Brasil em Washington e do Consulado-Geral do Brasil em Miami. 

Em nome do governo brasileiro, o Consulado recebeu -- a pedido do Ministério da Saúde -- a carga de vacinas e assinou o termo de doação negociado com Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA,

A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também participaram da logística para viabilizar a operação.