Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    8 de janeiro: Museu da Democracia tem local definido para construção

    Empreendimento custará R$ 40 milhões com recursos do PAC

    Museu deverá ser instalado perto do Teatro Nacional Cláudio Santoro
    Museu deverá ser instalado perto do Teatro Nacional Cláudio Santoro Secretaria da Cultura do DF

    Mariana Albuquerqueda CNN

    Brasília

    O Museu da Democracia será construído na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A confirmação do espaço foi divulgada pelo Ministério da Cultura, nesta sexta-feira (5).

    O museu é uma promessa da ministra responsável pela pasta, Margareth Menezes, após os ataques à sede dos Três Poderes, que completa um ano na segunda-feira (8).

    Serão investidos R$ 40 milhões no empreendimento, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A expectativa é que a obra seja iniciada em 2025.

    O espaço cedido ficará ao lado do Teatro Nacional Cláudio Santoro. A previsão é que nos próximos dias, seja formalizada a destinação, segundo uma divulgação oficial feita pelo ministério.

    De acordo com o MinC, o espaço não estará ligado a um setor político. “O intuito é que seja uma instituição cívica, plural e construída em sintonia com todos aqueles que apoiam a democracia”, diz a nota.

    Após a efetivação do terreno, o MinC e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) devem lançar o concurso nacional para escolher o projeto arquitetônico do espaço. Na próxima segunda-feira (8), o Ibram também lançará o repositório do 8 de janeiro, um ambiente virtual para sistematizar, organizar e difundir um catálogo de memória e desenvolvimento de coleções da sociedade civil sobre a democracia contemporânea do país.