Abin emitiu alertas diários sobre risco de vandalismo em manifestações golpistas
Segundo a agência, os alertas foram transparentes e apontaram que seriam manifestações com volume e violência
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) afirmou ter emitido alertas diários, na semana passada, ao Governo Federal e ao governo do DF sobre os atos que estavam sendo marcados para o último domingo (8).
Segundo a agência, os alertas foram transparentes e apontaram que seriam manifestações com volume e violência.
As sinalizações da Abin tiveram como base um alerta emitido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de que havia um volume incomum de ônibus sendo fretado para brasília e isso suscitava uma atenção maior das autoridades.
Tanto o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, quanto o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foram avisados.
Segundo Dino, Ibaneis teria modificado o plano, permitindo a entrada dos manifestantes na Esplanada dos Ministérios.
Neste domingo, criminosos radicais furaram um bloqueio policial, invadiram e depredaram as sedes dos três poderes, em Brasília: Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal na segurança pública no Distrito Federal. Após isso, o ministro Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador Ibaneis Rocha pelo prazo de 90 dias.
(Com informações de Daniela Lima, publicado por Isabela Filardi)