"Acho muito bom que o governo treine suas autoridades", afirma Renan Calheiros
Fala do provável relator da CPI da Covid acontece um dia após movimentação do governo sobre investigação

Às vésperas da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, marcada para esta terça-feira (27), o senador Renan Calheiros (MDB-AL) - nome mais cotado para assumir a relatoria da CPI no Senado Federal - se manifestou sobre a movimentação do governo em torno do início das investigações.
“Acho muito bom que o governo treine suas autoridades, assim elevaremos o nível da própria apuração. Já havia recomendado que o Governo gaste melhor suas energias e se prepare”, afirmou o senador à reportagem.
Ainda segundo Calheiros, “a investigação será rigorosamente técnica e isenta. Apuraremos tudo com poderes constitucionais e absoluta imparcialidade”.
A fala do provável relator da CPI acontece um dia depois de divulgado pelo portal UOL uma lista com 23 acusações e críticas ao desempenho do governo federal no combate à pandemia e que podem ser usadas como objeto na CPI da Covid. A lista foi enviada por e-mail às secretarias executivas de treze ministérios pela Casa Civil, chefiada pelo ministro Luiz Eduardo Ramos.
Questionada pela CNN, a Casa Civil informou, em nota, que a “coordenação de ações interministeriais é função primordial da Casa Civil... Obviamente, diante da CPI da covid-19 no Senado Federal, nada mais natural que a Casa Civil reunir todos os dados e números de maneira a esclarecer qualquer questionamento feito no âmbito da comissão, além de se preparar para desmentir narrativas mentirosas que visem apenas atingir e desacreditar o Governo Federal”.
Entre outros pontos, a lista engloba promoção de tratamento precoce contra a Covid sem comprovação científica, negligência do governo na compra de vacinas, militarização do Ministério da Saúde, minimização da gravidade da pandemia e ausência de incentivo à adoção de medidas restritivas para reduzir o contágio pela doença.