Advogado conta como foi momento de prisão de Zambelli: "Sem alarme"
À CNN, Fabio Pagnozzi afirma que deputada licenciada não foi algemada ao ser presa na Itália nesta terça-feira
Em entrevista à CNN nesta terça-feira (29), a defesa da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), presa hoje na Itália, disse que a parlamentar não foi algemada e que a polícia italiana foi ao seu encontro.
"Ela preferiu se apresentar. A polícia foi até o local. Não teve alarme, não teve imprensa, não existe foto dela sendo custodiada, não foi algemada", disse Fabio Pagnozzi ao CNN Prime Time. "Ela teve acesso aos medicamentos, ela teve tempo de pintar o cabelo dela, porque ela não queria aparecer de cabelo branco", adicionou.
Pagnozzi ainda acrescenta que Zambelli estava se sentindo "ansiosa" com o bloqueio de contas nas redes sociais, além das suas contas bancárias e as de membros da sua família, como mãe e filho — e que esse teria sido um dos motivos para escolher se apresentar agora, além de que não iria querer ser "foragida em um país em que é cidadã".
Agora, segundo ele, há uma espera de até 72 horas para que a Justiça italiana decida se irá liberar Zambelli com medidas restritivas ou se ela continuará detida até que decidam sobre seu processo de extradição.
Presa na Itália
Carla Zambelli foi presa após se entregar a autoridades italianas. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça e pela PF (Polícia Federal).
Zambelli foi condenada a dez anos de prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por invasão aos sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e inserção de documentos falsos, em 2023.
A parlamentar foi incluída na lista de procurados da Interpol em 5 de junho. Antes de ser presa, a deputada gravou um vídeo em que diz estar “muito segura” em se entregar, e que não voltará ao Brasil para cumprir pena.
“Porque aqui ainda temos Justiça e democracia. Não temos ditador no poder. Não temos a autoridade ditatorial de Alexandre de Moraes e seus comparsas da Suprema Corte”, afirmou.
*Publicado por Maria Clara Matos


