Aeroporto de Porto Alegre segue sem previsão para voltar a operar, diz ministro de Lula

“É prematuro afirmar qualquer coisa”, disse Rui Costa, que liderou comitiva de auxiliares do presidente ao Rio Grande do Sul

Daniel Trevor, da CNN, Brasília
Rui Costa (PT), ministro da Casa Civil  • Reprodução/Canal Gov
Compartilhar matéria

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo ainda não tem previsão para que o aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, volte a operar normalmente. Rui Costa liderou uma comitiva de ministros do governo ao Rio Grande do Sul.

"O ministro Silvio [Costa Filho, de Portos e Aeroportos] nos acompanhou, chegou aqui conosco. Ele foi fazer uma visita, eu não caracterizaria de vistoria. Ainda tem bastante água lá, a maior parte da pista você já enxergar, mas tem muita água nas laterais” afirmou Rui Costa.

O principal aeroporto da capital gaúcha está com as operações suspensas desde o início do mês. Rui Costa afirmou não ser possível dar uma previsão sobre quando o Salgado Filho voltará a funcionar.

O ministro explicou que a Fraport Brasil, concessionária que administra o terminal, será a responsável por avaliar quais os danos e o custo para reativação. “É prematuro afirmar qualquer coisa sobre o Aeroporto. A concessionária terá que fazer uma vistoria técnica, um laudo técnico e iniciar a recuperação do Aeroporto” explicou.

A empresa Fraport Brasil, subsidiária da empresa alemã Fraport AG, administra o Aeroporto Salgado Filho desde 2017. Principal terminal do estado, o Aeroporto recebia mais de 600 mil passageiros por mês e mais de cinco mil voos domésticos e internacionais.

Com a suspensão do Aeroporto Salgado Filho, a Fraport começou a fazer a gestão da base área de Canoas. Nessa última segunda-feira (27), a base começou a receber voos comerciais.